A mudança no comportamento dos consumidores, assim como as tendências e demandas de mercado estão abrindo novas oportunidades profissionais. A mais recente delas é o curso de especialização em Panificação Vegana e Funcional que está sendo oferecido pelo Centro Europeu, tradicional escola de cursos profissionalizantes de Curitiba. O objetivo do curso é transmitir conhecimentos técnicos e práticos – nas diversas oportunidades do mercado de alimentação saudável – e ensinar os fundamentos da panificação sem glúten e sem lactose, com o uso de novos ingredientes que substituem os ingredientes tradicionais da panificação. As aulas, ministradas por professores atuantes no mercado, incluem conceitos da panificação vegana funcional, tipos de farinhas, féculas e amido utilizados na panificação, espessantes e emulsificantes naturais, fermentos sem glúten, conservantes naturais e outros. O curso começa no dia 19 de outubro, na sede de Gastronomia do Centro Europeu. Mais informações https://centroeuropeu.com.br/portal/

Geração eólica cresceu 27% no Nordeste
O Nordeste acaba de bater mais um recorde de geração de energia eólica: a média diária chegou a 8.650 MW, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
 A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) afirmou que a geração eólica na região, no mês de agosto, chegou a 7.385 MW médios. A geração corresponde a um volume 27% maior, em comparação aos 5.812 MW médios registrados em julho. Para Rodrigo Azambuja, da gerência de Preços da CCEE, o aumento reflete a maior pressão no nível médio do mar.

Monitoramento de tartarugas contribui para conservação da espécie
O Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR) realizou mais uma campanha de monitoramento do comportamento e de saúde das tartarugas marinhas no litoral paranaense, entre os dias 27 e 31 de agosto. As tartarugas foram avaliadas quanto à sua condição de saúde e marcadas com anilhas numeradas. Nesta campanha, que é a nona do REBIMAR , foram marcadas 14 tartarugas marinhas, sendo que 10 delas já haviam sido registradas em campanhas nos anos anteriores, indicando o uso recorrente do Litoral paranaense. A ação é fundamental para compreender o comportamento destes animais no Litoral do Paraná e propor medidas mais eficientes de conservação.