Caminhada percorreu a Cândido de Abreu (Divulgação/Sismmac/Guilherme Mikami)

O Sindicado dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) fez na manhã desta terça-feira (8) uma caminhada pelo Centro Cívico, marcando a greve chamada pela categoria a partir de hoje. A paralisação é convocada como forma de pressionar a Câmara de Vereadores da Capital a alterar a proposta de plano de carreira apresentada pelo prefeito Rafael Greca (PSD), e que tramita na Casa.

Servidores da Educação municipal em Curitiba anunciam greve a partir de terça-feira

Na segunda-feira (7) a Prefeitura divulgou nota informando que o Tribunal de Justiça do Paraná considerou ilegal a paralisação que professores municipais de Curitiba. Na liminar, o desembargador substituto, Marcelo Wallbach Silva, em colaboração com o desembargador Luiz Mateus de Lima, estabeleceu multa diária de R$ 20 mil ao Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), caso o movimento seja iniciado.

A decisão estabelece ainda que 100% dos profissionais do magistério deverão cumprir as suas atividades normalmente, em todas as unidades escolares do Município.

Além disso, fica proibida a prática de atos que cerceiem o direito de acesso dos servidores municipais ou de usuários das unidades sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Ainda na noite de segunda o o Sismmac publicou em sua página na Internet que a greve está mantida. “A greve do magistério de Curitiba, convocada para iniciar na terça-feira, dia 8, permanece confirmada. Esperamos que amanhã (hoje) a prefeitura nos receba e que nossa greve alcance uma vitória significativa para a educação em Curitiba”.

 A concentração dos professores começou na Praça 19 de Dezembro, seguida de caminhada pela Avenida Cândido de Abreu em direção à sede da Prefeitura. A caminhada reuniu milhares de pessoas.

De tarde está marcada uma reunião com representantes das escolas e uma assembleia da categoria.