TEMPO NUBLADO
Curitiba passou praticamente todo o dia com céu encoberto (Carlos Alberto)

O sistema frontal que causou a chuva em todo o Paraná nos últimos dias e afasta rapidamente de toda a região Sul nesta terça-feira, 16 de abril, e ceder lugar a primeira frente fria do ano já nesta quarta-feira, 17 de abril. Mas ainda nesta manhã provoca chuvas em todo o Estado, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul.

Em Curitiba, onde o dia amanheceu com o céu bastante carregado e mínima de 19,3ºC , a chuva pode chegar no final da tarde, mas de modo isolado, segundo Lizandro Jacobsen, meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

A frente fria derrubas as temperaturas em todo o Estado. A partir desta quarta-feira as mínimas devem ficar abaixo dos 10ºC na parte mais ao Sul, principalmente entre General Carneiro e Palmas.

Efeito ‘cebola’

Com as temperaturas baixas no amanhecer também devem ser registrados bastante nevoeiros por todo o Paraná e grande amplitude térmica. Isso é a diferença entre as temperaturas mínimas ao amanhecer e as máximas, fenômeno bem característico do outono. Em Curitiba essa diferença pode chegar a 10ºC.

Por conta do ar mais gelado ao amanhecer, as pessoas tendem a se agasalharem mais ao saírem de casa pela manhã. Com isso, a medida que o tempo esquenta chegando próximo a temperatura máxima prevista, é comum se deparar com os casacos pendurados nos braços de quem anda pelo centro de Curitiba na hora do almoço.

previsao-curitiba