HOSPITAL
Novo hospital será inaugurado na próxima quarta-feira (15). Foto: Prefeitura de Fazenda Rio Grande / Divulgação

Uma demanda de anos da população já é realidade em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Em alguns dias será inaugurado o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora Aparecida, que terá capacidade para 800 cirurgias por mês.

Agora, a população não precisa mais se deslocar para outras cidades quando for preciso fazer exames médicos. Gisele Frigo é moradora de Fazenda Rio Grande e estava na fila do SUS desde outubro de 2023 na espera de uma cirurgia para o filho Otávio.

Ela foi com ele para uma consulta no hospital pela primeira vez em abril e a data do procedimento já foi decidida logo após a conversa com a médica.

“Foi a primeira consulta dele e nós estávamos esperando desde o ano passado. Aí agora já foi tudo certinho, programado, foi uma benção!”, diz.

O hospital está em atividade desde 1º de dezembro para consultas médicas e cirurgias de pequena e média complexidade. De acordo com o diretor clínico do hospital Dr. Antonio Pazzini, o hospital conta também com cirurgia geral, ortopedia e urologia.

Leia também: Moradores de Fazenda Rio Grande aplaudem investimento em pavimentação: “temos estabilidade”

“A maioria das cirurgias que as pessoas fariam em outras cidades da Região Metropolitana, agora dá para centralizar aqui!”, destaca.

O Dr. Antonio reforça que os pacientes que estão sendo atendidos no hospital são aqueles que foram encaminhados pela Secretaria de Saúde. “Médica pediu a consulta e chama os pacientes para atendimento. Só que o paciente vem pra cá em situações mais graves, pronto-atendimento é nas UPAS”, explica.

Facilidade para a população

Ao ser inaugurado, o hospital terá 90 leitos. A capacidade é para 500 consultas por semana. Além disso, existem duas portas de entrada no espaço. O Dr Antonio reforça que a estrutura traz facilidades aos fazendenses.

“A nossa programação cirúrgica é de 40 cirurgias por dia, 200 por semana e 800 por mês. São 800 famílias beneficiadas! Se formos pensar que cada família teria um mínimo de três pessoas, então são 2400 pessoas beneficiadas. Média de 1,5% da população local impactada”.

Pacientes com anos de espera

A Dra. Mariana Pedrosa atende no novo hospital e é médica ginecologista. Na visão dela, o espaço representa uma chance de trazer assistência de qualidade para perto da população.

“O trabalho é para que a gente possa resolver muitas questões que estão há anos sem serem resolvidas, pacientes na fila, são pessoas que estão esperando há muito tempo!”, diz.

Ela ressalta que as pacientes têm aprovado o atendimento recebido no hospital.

“Eu comecei a operar aqui em janeiro. Já tenho algumas pacientes operadas, várias na verdade! E elas estão ficando muito felizes, porque várias falam: ‘nossa, estávamos há tanto tempo sofrendo com essas queixas’ e estamos resolvendo em pouco tempo”.

O Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora Aparecida inaugura oficialmente em 27 de maio e fica na Rua Francisco Claudino dos Santos, 430, no bairro Iguaçu.