Artista expõe esculturas na Ópera de Arame. Foto Brunno Covello

Exposição abre neste sábado, 2/9, na Ópera de Arame

Inaugura dia 2 de setembro, nos jardins da Ópera de Arame, a partir das 10h, a exposição Ópera das Cores, do artista carioca Marcos Scorzelli, que apresenta trabalhos com conceitos geométricos e esculturas tridimensionais resultantes de vincos e cortes de chapas de aço. As obras foram desenvolvidas com base em um projeto da Montenegro Produções, que fala dos sentidos humanos e que também leva um espetáculo musical ao lugar.

Para a exposição, o artista desenvolveu obras com as temáticas: a folha, o coração, a nuvem e o catavento, pensando sempre nos sentidos do tato, audição e visão. “Foi um grande desafio transformar a sinestesia da Ópera das Cores em esculturas”, comenta o artista. “O que eu fiz foi uma pesquisa das formas primárias geomátricas desses elementos e mesclei com um outro projeto meu de estudo botânico”, diz.

O resultado são obras minimalistas e ao mesmo tempo surpreendentes, que além do apelo visual, podem ser tocadas e ainda possuem dispositivos sonoros. “O catavento, por exemplo, vai fazer som de chuva e ventania com um instrumento ligado a cultura indígena”, completa o artista.

Ainda, o projeto completo da Ópera das Cores vai além da exposição artística. Um grande espetáculo com orquestra e com a apresentação do ator Alexandre Nero será apresentado nos dias 21 e 22 de setembro e promete ser a primeira experiência imersiva do Brasil.

Com idealização da Montenegro Produções, o projeto é baseado em experiências de um laboratório realizado com mais de 100 crianças atípicas e neurotípicas que resultou em vídeos e em inspiração sonora para uma orquestra que apresentara clássicos da música brasileira.

A Ópera das Cores

A Ópera é uma formação de diversas frentes. Primeiro, num laboratório artístico feito com as crianças, imagens foram captadas para inspirarem a criação de Alexandre Orion, artista conhecido por intervenções urbanas e responsável por transformar os registros em arte e posteriormente em mapping para projeções que misturam arte e tecnologia.

Foi também por meio das captações do laboratório com as crianças, que Gilson Fukushima, diretor musical do projeto, formou uma orquestra com mais de 20 músicos, regida pelo maestro Alexandre Brasolim e que vai executar releituras de compositores como Baden Powell, Vinícius de Moraes, Pixinguinha, Milton Nascimento, Geraldo Vandré, Chiquinha Gonzaga e Belchior.

Vale lembrar ainda que toda a venda dos ingressos é destinada às instituições Associação Amigos do Hospital de Clínicas e para o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo.

Exposição Marcos Scorzelli

Ópera das Cores

Data: abertura 2 de setembro, sábado

Terça a domingo, das 10h às 18h

Nas quartas curitibanos têm entrada livre mediante comprovação

Local: Ópera de Arame / R. João Gava, 920 – Abranches

Curitiba – PR