Exposição Kalk 91 anos de história. Foto: Kraw Penas/SEEC

Espaço oferece programação extensa e gratuita ao público

O MIS-PR ( Museu da Imagem e do Som do Paraná), pouco tempo após as atividades presenciais terem sido retomadas, interrompidas por conta da Covid-19, reinventou-se com uma intensa programação e diversas atividades gratuitas ao público, tornando-se um importante ponto de referência cultural do Estado.

A diretora do MIS-PR, Mirele Camargo, na gestão do espaço desde junho de 2021, conta que nestes dois anos foram realizadas 14 exposições presenciais e cinco virtuais; mais de 20 palestras, mesas e oficinas; exibição de quase 30 filmes; mais de 100 pesquisas realizadas no acervo; avanço na digitalização, limpeza, catalogação e conservação do acervo; pelo menos 15 doações ao acervo, algumas contendo itens raros; convênios com instituições de ensino como UNESPAR e UEPG, que por meio destes acordos, colocou a academia dentro do museu, que se tornou um espaço de extensão de cursos e novos projetos. Além de inúmeras visitas guiadas que atendem à diversidade do público: para escolas, em período noturno, para professores, em modalidade presencial e online.

Exposições como “Expressões da Casa da Liberdade” e “Imagens do MIS: Diálogos com o tempo” seguiram para períodos de exibição em museus parceiros, como o Museu dos Campos Gerais e o Centro Histórico da Lapa, sendo esta a primeira exposição com audiodescrição do MIS-PR.

Em parceria com o  IPHAN e com o Centro Histórico da Lapa, o MIS-PR recebeu a exposição itinerante “Quo Vadis?”, que contou a história do Teatro São João da Lapa, e “Kalk – 91 anos de história”, que celebrou a vida e obra de José Kalkbrenner, nome fundamental da fotografia nacional e da cultura paranaense. Além disso, ocorreram mostras que abriram o espaço do museu para temas como a memória das religiões afrobrasileiras e da população LGBTI+. “Temas pertinentes e que refletem o compromisso dos museus para com a promoção da diversidade e dos direitos humanos”, pontua a diretora

Programação diversa

Projeto musical Tons Vizinhos. Foto Kraw Penas/SEEC

O MIS-PR tem oferecido semanalmente, desde agosto de 2022, o evento “Tons Vizinhos” (Quartas Musicais), com um público total de mais de 500 pessoas até agora. Abrigou também, este ano, o V Seminário Euro-brasileiro de Choro, em parceria com a UNESPAR e os amigos do Clube de Choro de Paris e Clube de Choro de Toulouse.

Ações

Estão previstas outras ações, de acordo com a direção, da ampliação de novas áreas – previamente ocupadas pela SESP – que estão sendo incorporadas ao terreno do MIS, que até o fim deste ano deve ocupar mais de quatro mil mdetros quadrados, somando no total, uma área de mais de seis mil metros quadrados.

Vista da fachada do MIS-PR, que recebeu cerca de 18 mil pessoas em 2022 e deve ampliar o espaço. Foto Maringas Maciel

De acordo com o espaço, houve também um aumento no número de público: em 2022, foram mais de 18 mil de visitantes no espaço físico do MIS e mais de 25 mil visitantes virtuais. Neste ano, entre janeiro e abril, mais de 6 mil visitantes passaram pelo museu.

Segundo Mirele, este ano ocorreu também a retomada do conselho consultivo do MIS-PR, após 10 anos sem ter havido conselho eleito. “Nestes dois anos de gestão, o Museu da Imagem e do Som do Paraná não apenas sobreviveu aos desafios impostos pelo contexto da pandemia, mas floresceu e se reinventou. Com um programa diversificado, preservação do patrimônio cultural e uma gestão comprometida, o MIS-PR se tornou um ponto de referência na promoção da cultura, história e arte, enriquecendo a vida de sua comunidade e além”, afirma.

A diretora do MIS-PR< MIrele Camargo, que está há dois anos no comando do espaço. Foto Kraw Penas/SEEC

Serviço:

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO PARANÁ – MIS

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro – 80010-180 – Curitiba – PR 
41 3232-9113
Horário de funcionamento:
Terça a sexta-feira: das 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 17h