Anderson Lopes e Cryzan
Anderson Lopes e Cryzan (Crédito das fotos: Divulgação/FC Seoul e Geraldo Bubniak)

O atacante Cryzan, 27 anos, artilheiro da Liga dos Campões da Ásia, está fora da competição. Na quarta-feira, ele não conseguiu evitar a eliminação do Shandong Taishan, da China, nas quartas de final, diante do Yokohama Marinos, do Japão.

O gol da classificação do time japonês foi marcado pelo atacante Anderson Lopes, 30 anos, que passou pelo Athletico Paranaense em 2016.

Já Cryzan foi revelado na base do Athletico Paranaense e defendeu o Furacão de 2014 a 2019, somando 68 jogos e 10 gols. Nesse período, foi emprestado para Oeste, Al-Batin (Arábia Saudita), Cercle Brugge (Bélgica) e Atlético-GO. Em 2019, ele rescindiu com o clube paranaense e acertou com o Santa Clara, de Portugal.

Liga dos Campeões da Ásia
Cryzan é o artilheiro da Liga dos Campeões com oito gols em nove jogos, empatado com o marroquino Rahimi (8 gols em 9 jogos) e com o sérvio Mitrovic (8 gols em 10 jogos). Os clubes de Rahimi (Al-Ain, dos Emirados Árabes) e Mitrovic (Al-Hilal, da Arábia Saudita) vão se enfrentar nas semifinais.

Anderson Lopes está em sétimo na artilharia, com cinco gols em sete jogos, logo atrás de Cristiano Ronaldo, que fez seis gols em oito jogos e caiu nas quartas de final com o Al-Nassr (Arábia Sauldita).

Gol histórico
O gol de Anderson Lopes foi histórico, já que o Yokohama Marinos chega a uma semifinal de Liga dos Campeões pela primeira vez na história. O próximo adversário na competição será o Ulsan, da Coréia do Sul, que conta com o volante Matheus Sales (28 anos, ex-Coritiba e Palmeiras).

Anderson foi artilheiro da primeira divisão japonesa em 2023 e conquistou o título nacional com o Yokohama em 2022. Ele soma 44 gols em 83 jogos pela equipe, que agora é comandada pelo australiano Harry Kewell, ex-meia do Liverpool.

Anderson Lopes
Revelado no Avaí, Anderson Lopes defendeu o Athletico Paranaense no início de 2016 – foram 19 jogos e dois gols. Ainda em 2016 foi negociado com o Sanfreece Hiroshima, do Japão. Além do Japão, ele também defendeu clubes de Coreia do Sul e China, até chegar ao Yokohama F-Marinos em 2022.

Cryzan
Cryzan não tem mais vínculo com o Athletico. Em abril de 2022, o Santa Clara vendeu o jogador por 2 milhões de euros para o Shandong Taishan. A negociação rendeu cerca de R$ 4,6 milhões ao Athletico Paranaense, que havia mantido 42,5% dos direitos econômicos do atleta, segundo informações do jornalista Venê Casagrande. Pelo clube chinês, Cryzan soma 49 gols em 68 jogos.