Igor Paixão comemora o título pelo Feyenoord (Crédito: Divulgação/Feyenoord)

O ponta Igor Paixão, segunda maior venda da história do Coritiba, conquistou o título nacional com Feyenoord já na sua primeira temporada no futebol europeu. Contratado pelos clube europeu em agosto de 2022, o jogador brasileiro teve um início modesto na equipe, tendo a barreira linguística como um dos obstáculos para adaptação. Depois, o jogador se soltou e virou peça importante para erguer o troféu da Eredivisie, a primeira divisão do futebol holandês.

Fundado em 1908, o Feyenoord tem 16 títulos da primeira divisão. O anterior foi em 2016/17. Conquistou 13 vezes a Copa da Holanda. Foi campeão da Liga dos Campeões da Europa em 1969/70 e bi da Liga Europa (1973/74 e 2001/02)

Igor Paixão marcou um gol e deu uma assistência no jogo que garantiu o título da temporada 2022/23, no último sábado, a vitória por 3 a 0 sobre o Go Ahead Eagles. Com o placar, o Feyenoord abriu oito pontos de distância para o segundo colocado, o PSV — clube que foi a porta de entrada para o futebol europeu para Ronaldo Fenômeno e Romário. Faltam duas rodadas para o fim da competição.

NÚMEROS
Igor Paixão atuou em 26 dos 32 jogos do clube na Eredivisie. Marcou sete gols e fez cinco assistências. O brasileiro passou a temporada disputando posição com o holandês Dilrosun (24 anos, ex-Manchester City e Ajax), o marroquino Idrissi (26 anos, ex-Sevilla) e o iraniano Jahanbakhsh (29 anos, ex-Brighton).

ARTILHEIROS
Os artilheiros do Feyenoord da temporada 2022/23 são os centroavantes Santiago Giménez (23 gols em 43 jogos) e Danilo Pereira (12 gols em46 jogos). Danilo é brasileiro, tem 23 anos, foi formado no Vasco e chegou no Ajax, da Holanda, ainda com idade de juniores, em 2017. Já o mexicano foi comprado na última janela (2022/23) por 4 milhões de euros, vindo do Cruz Azul. No total da temporada, Igor Paixão ficou em quinto lugar na artilharia do time, com nove gols em 35 jogos.

O Feyenoord pagou 5 milhões de euros por Igor Paixão, revelado na base do Coxa. Clique aqui para ver o quadro com as maiores vendas do clube paranaense.

CLUBE
Na temporada 2022/23, além do título da primeira divisão, o Feyenoord caiu nas semifinais da Copa da Holanda diante do Ajax e nas quartas de final da Liga Europa, diante da Roma, de José Mourinho e Dybala.