Fernandinho
Fernandinho (Crédito: Robson Mafra)

O volante Fernandinho, do Athletico Paranaense, é o melhor jogador da Copa Sul-Americana 2024, segundo o ranking Sofascore. Ele tem a nota média 8,8 — a maior entre 606 jogadores que já entraram em campo nas duas rodadas do torneio.

Aos 38 anos, Fernandinho brilhou com dois gols e duas assistências nas duas partidas – goleadas sobre Ameliano e Rayo Zuliano.

O ranking Sofacore considera apenas os jogadores que atuaram por pelos menos 60% do tempo.

Suda-Top10
Os dez melhores jogadores da Copa Sul-Americana 2024 (Crédito: Reprodução/Sofascore)

Nesse caso, o segundo melhor da competição é o centroavante argentino Adrián Martínez, 31 anos, que também fez dois gols e deu duas assistências em dois jogos. Ele participou das vitórias do Racing-ARG sobre o Red Bull Bragantino e sobre o Luqueño-PAR.

Adrián Martínez
Adrián Martínez marca gol no Juventude (Crédito: Valquir Aureliano)

Martínez passou pelo Coritiba em 2022, emprestado pelo Libertad-PAR. Fez quatro gols e uma assistência em 22 jogos (10 como titular). Ficou 1.022 minutos em campo pelo Coxa – média de um gol a cada 255 minutos jogados.

Em 2023, Martínez se destacou pelo Instituto, da primeira divisão da Argentina. Fez 18 gols e quatro assistências em 41 jogos.

Chegou ao Racing em 2024 e já soma 14 gols em 16 jogos na temporada. É o artilheiro da Copa da Liga Argentina, com 11 gols, com três à frente do segundo colocado. A competição reúne os 28 principais clubes do país e está na 13ª rodada.