beto richa e rubens bueno PSDB Cidadania
Rubens Bueno e Beto Richa. Foto: Arquivo Federação PSDB-Cidadania

As direções estaduais do PSDB e do Cidadania estiveram reunidas nesta segunda (15) em Curitiba para decidir o que fazer daqui para a frente em relação às eleições municipais deste ano. Os dois partidos estiveram representados por seus presidentes, Rubens Bueno (Cidadania) e Beto Richa (PSDB), que também é presidente da Federação PSDB-Cidadania no Paraná.

Uma das coisas que a federação já definiu é realização de um curso de formação política
para todos os pré-candidatos (prefeito, vice-prefeito e vereador). O curso será ministrado por especialistas nas áreas de marketing, legislação e contabilidade eleitoral, e já vem sendo utilizado pelo Cidadania, em parceria com a Escola de Formação Política Dr. Luiz Felipe Haj Mussi.

Bueno disse que esse curso é parte da história da sigla. “O partido realiza o curso de formação política para os nossos candidatos há anos. É um momento em que eles recebem importantes informações sobre a campanha. Nosso maior objetivo é apresentar nomes preparados para a população”, ressaltou.

Richa disse que o compartilhamento interno de informações sobre o processo eleitoral representa “a conscientização de filiados e candidatos para o cumprimento de normas e leis que regem as eleições” e ainda proporciona “debates fundamentais para construir propostas viáveis que serão apresentadas aos eleitores”.

A organização da federação nos municípios também esteve na pauta. “Com o final da janela para as filiações, agora vamos organizar nossas federações municipais. Vamos entender caso a caso, seguindo as regras impostas pela direção nacional da federação e preparar nossos quadros em cada município que existir um candidato da Federação PSDB-Cidadania”, disse Bueno.

E o presidente estadual do PSDB falou que há “um perfeito entrosamento nas iniciativas dos dois partidos”, que deve se refletir também na formação dos colegiados municipais, especialmente “na construção de chapas de candidatos com grande potencial” para as prefeituras e câmaras de vereadores.