Reprodução de vídeo – A juíza Gabriel Hardt

A ex-titular da 13ª vara de Curitiba Gabriela Hardt, da Lava Jato, e três desembargadores que atuam no Tribunal Regional Federal da quarta região, o TRF-4, com sede em Porto Alegre foram afastados das funções junto ao Sistema Judiciário. Os desembargadores são Thompson Flores, Danilo Pereira Júnior (atual titular da 13ª vara de Curitiba) e Louraci Flores de Lima .

A decisão é do corregedor-nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), e foi dada em primeira mão por Daniela Lima, apresentadora do programa Conexão do canal a cabo Globo News. Os envolvidos são investigados por desrespeito à ordem processual, violação do código da magistratura, prevaricação e até burlar decisões do Supremo.

Conforme as informações, Hardt foi quem fez a homologação do trato que viabilizou a criação da fundação privada que seria abastecida com recursos da Lava Jato e teria integrantes da força-tarefa entre seus gestores. Para o corregedor, ela atuou em desacordo com a Lei Orgânica da Magistratura Nacional e Código de Ética da Magistratura.

Na decisão, há apontamento de que a juíza já admitiu ter discutido previamente decisões com integrantes da extinta força-tarefa e violações “ao dever funcional de prudência, de separação dos poderes, e ao código de ética da magistratura”.

Já os desembargadores Thompson Flores, Danilo Pereira Júnior (atual titular da 13ª vara de Curitiba) e Louraci Flores de Lima foram apontados pelo corregedor por desobediência a decisões do STF. O pedido é para análise de não conformidade com as decisões da corte foi feito à Corregedoria pelo ministro Dias Toffoli, ele mesmo autor de ordens que teriam sido desacatadas.