Bruce Dickinson (foto MKT/divulgação)

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, está perto de virar cidadão de Curitiba. Na manhã desta terça-feira (16 de abril), a Câmara Municipal aprovou em primeiro turno o projeto de decreto legislativo que concede ao músico britânico a Cidadania Honorária da cidade, principal honraria que a Câmara concede a pessoas de fora da cidade.

A votação da proposta em primeiro turno foi unânime, com o apoio de 25 vereadores. A promulgação do decreto legislativo só depende, agora, da confirmação pelo plenário, na manhã desta quarta-feira (17), numa votação em 2º turno.

Unidos pela cerveja

Autores do projeto de decreto legislativo, Eder Borges (PL) e Nori Seto (PP) defendem que a cerveja artesanal é o principal vínculo entre o vocalista da banda de heavy metal Iron Maiden e a capital paranaense.

Isso porque, segundo Borges, é dessa paixão que vem o principal vínculo entre o rockstar Bruce Dickinson e a capital do Paraná, graças à parceria entre a marca Iron Maiden e a cervejaria Bodebrown como marca oficial da banda. “Não foi nem a Bodebrown que foi bater na porta do Iron Maiden”, comentou o parlamentar.

De acordo com ele, a Bodebrown foi a primeira cervejaria oficial da banda de heavy metal fora da Inglaterra e hoje é a “uma das únicas do mundo e a única do Brasil a produzir um produto com a marca Iron Maiden”. O título de Cidadania Honorária a Bruce Dickinson, para o parlamentar, “é marketing para Curitiba, consolida Curitiba na rota dos grandes shows internacionais”. Em sua opinião, a cidade precisa investir em sua “vocação roqueira”.

Já Seto ressaltou que os shows de Dickinson, solo ou com o Iron Maiden, “movimentaram o turismo, movimentaram a economia” de Curitiba. “É uma homenagem à cultura de cerveja artesanal, é uma homenagem ao empreendedorismo curitibano e, acima de tudo, é uma homenagem à beleza, à riqueza da diversidade cultural que existe em nossa cidade.”

Pressa para entregar pessoalmente a honraria

Bruce Dickinson fará show solo em Curitiba, no dia 24 de abril, na Live Curitiba. Isso abre caminho para que a honraria seja entregue pessoalmente ao artista, chamado de “grande lenda” e “grande astro internacional” por Eder Borges. “Ele é considerado um dos maiores vocalistas do mundo”, exaltou o vereador.