Meu nome é Priscila Wolff, eu sou Personal Organizer da Just Perfect e hoje estou lançando nosso “Clube do Livro”.

Todo mês eu vou selecionar um livro que te ajude a ter uma vida mais organizada, mais produtiva, mais harmônica, enfim, mais feliz, e publicar aqui e também em vídeo no nosso canal do Youtube!

E para começar, eu resolvi trazer um livro que já é um clássico para quem gosta de organização!

O livro A Mágica da Arrumação, da Marie Kondo!

Esse livro foi o meu primeiro contato com a organização. Eu sempre conto que, diferente da maioria das Personal Organizers, eu não sou organizada desde criancinha!

Mas organização é uma habilidade treinável, e o meu treinamento começou com esse livro, depois é que eu peguei gosto e fui fazer curso e me profissionalizar!

Pois bem, e o que esse livro tem de tão especial, para ter se tornado um sucesso em todo o mundo?

Técnicas de organização!

Nele você vai encontrar várias orientações para transformar a sua casa, desde a organização de roupas, até os documentos.

A técnica da Marie Kondo, ou método Konmarie como também é chamado não é o método mais utilizado no Brasil quando se fala de organização profissional, mas é uma boa forma de começar, se você tem vontade de colocar a mão na massa.

Agora, o que ela ensina nesse livro e que eu Amo é a técnica para a realização do desapego. Sabe, aquela seleção de pertences que todo mundo deve fazer de vez em quando?

Inclusive, a técnica que nós desenvolvemos na Just Perfect, que chamamos de Lojinha do cliente, tem como base, a técnica da Marie Kondo.

Vou te dar o exemplo com uma organização do closet.

E ela diz que você deve pegar cada peça de roupa, e, veja bem, não é uma ou outra, ou só aquela que você está na dúvida.

Cada peça que você tem no seu closet deve ser avaliada individualmente.

Você vai pegar a peça e sentir. Avaliar como você se sente em relação a ela.

Em inglês o nome desse livro é “Spark Joy”, que significa algo tipo “Acende a alegria”.  A teoria da Marie Kondo, com a qual eu concordo é que você só deve ter na sua casa coisas que Spark Joy, ou seja, que te tragam alegria.

Então, você deve pegar cada peça do seu closet e se perguntar, essa peça me traz alegria?

Vista, olhe pra ela, sinta. Essa peça te faz feliz? Ótimo, coloque-a na pilha de roupas para manter, e passe para a próxima!

Agora, e agora vem a parte que parece loucura, mas prometo te explicar que faz sentido, não fuja!

Se aquela peça não te traz alegria, então você deve conversar com ela e agradecer a tudo o que viveram juntas, e deixá-la ir.

Tipo: Obrigada, você me deixou linda várias vezes, agora é hora de ir!

Ou, sabe aquela peça que você nunca usou? Então, para essa você pode dizer assim:

Obrigada por me ensinar mais sobre meu estilo e me ajudar a perceber que esse modelo não me veste bem, e deixa ir!

E agora eu vou explicar aos incrédulos o porque que eu acho que sim, faz todo sentido conversar com suas roupas, embora eu deva confessar que achei MUITO estranho na época que li o livro!

A verdade é que nós temos um envolvimento emocional com nossos pertences. Ou você vai dizer que você nunca foi na casa de alguém e se perguntou “Por que fulano ainda guarda isso? Meu Deus, isso é tão velho, por que não joga isso fora?!”

Simples: as coisas nunca são só o que parecem.

O nosso relacionamento com as nossas coisas é muito particular. E por mais estranho que possa parecer em um primeiro momento, realmente funciona você encerrar o relacionamento com cada peça que vai deixar ir. Isso te ajuda a “quebrar esse vínculo” e realmente deixar a peça seguir seu rumo e ajudar outras pessoas, ao invés de voltar para o seu armário com alguma desculpa procrastinadora do tipo “pode ser útil um dia”.

Enfim, essa é uma das técnicas que a Marie Kondo apresenta aqui, se você gostou, leia o livro, com certeza vai te trazer ótimos insights para melhorar a organização da sua casa!

Te vejo no próximo post, ou lá no Instagram!