E lá se vão 107 anos desde o evento que deu origem a celebração do “Dia da Mulher”, e a julgar pelas polêmicas que sempre surgem quando alguém tenta falar sobre as funções da mulher (geralmente dentro de casa), entendo que há muita discordância ainda sobre as quais tarefas devem ser responsabilidades das mulheres.

Mulheres: podemos concordar que somos diferentes dos homens?

Obviamente sim.

Mas sinto que nossa busca constante por mostrar nossa igualdade em diversos aspectos acabou gerando uma necessidade de rejeitar tudo o que representava uma “boa mulher” anteriormente.

Ah, uma boa mulher tem que cozinhar bem para sua família? Não gosto de cozinhar.

Ela mantém a casa limpa? Não gosto de limpar.

E por aí vai.

O problema que eu vejo nesse processo é que não fizemos a correta transição dessas responsabilidades.

Enquanto as mulheres (e aqui estou generalizando, obviamente) foram desenvolvendo essa rejeição as tarefas domésticas, os homens continuaram sendo criados para serem cuidados pelas mulheres “de antigamente”, e não para terem autonomia e dividirem as tarefas em casa.

A combinação desses fatores tem sido bastante desgastante, principalmente para as mulheres. Porque em geral, explorar novas atividades nos mostrou que temos múltiplas possibilidades, e queremos fazer muito! Maaaaas, em contrapartida, no fundo de nossos corações, continuamos nos sentindo responsáveis pela casa, gostando ou não das tarefas que ela exige.

E aí vira um conflito entre o que eu quero e o que sinto que sou obrigada a fazer.

Ai, que dor!

Tenho um convite a fazer a todas essas mulheres que sentem esse conflito: parem de ser donas de casa e transformem-se em “Administradora da casa”. (E por “dona de casa” não me refiro somente a quem trabalha exclusivamente cuidando da casa, e sim a quem se sente responsável pelos cuidados da casa, trabalhando fora dela ou não).

Você pode perfeitamente cuidar da sua casa e garantir que esteja sempre como sua família precisa, você só não precisa ser a pessoa que executa todas as tarefas.

Elaborei um E-book chamado Manual da Administradora – Do lar, da empresa, dos filhos, da vida.

Nele trouxe algumas ideias de como você pode cuidar de seu lar de forma administrativa, não sendo escrava dele.

Clique aqui para baixar gratuitamente, esperamos que te ajude a expandir as possibilidades e ter um dia a dia mais leve!

Por Priscila Wolff
Personal Organizer gestora da Just Perfect Organizing