Gilda tornou-se figura lendária na cidade. Foto macaxeira

Gilda tornou-se figura lendária na cidade. Foto Macaxeira

 

Gilda foi uma figura popular em Curitiba nas décadas de 1970 e 1980.  Seu nome de batismo era Rubens Aparecido Rinke, e se tornou uma personalidade bem conhecida na Boca Maldita, centro de Curitiba, palco de grandes manifestações.

A exposição “Gilda, sem limites” no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) resgata a história da travesti  e ficará aberta até dia 30 de junho. Gilda representou a resistência ao conservadorismo da época, com seu batom vermelho, suas roupas e suas atitudes. Pedia moedinhas na rua e dava beijos em quem não contribuía. Os contemporâneos de Gilda a definem como liberdade, outros como anarquia.

 

A exposição fica até dia 30 de junho no MIS. Foto Macaxeira

A exposição fica até dia 30 de junho no MIS. Foto Macaxeira

 

Com suas atitudes ousadas para a época, ganhou também muitos odiadores. Em um episódio, Gilda foi golpeada no rosto por uma banda curitibana, enquanto tentava subir em um carro de desfile do Carnaval.

Gilda morreu em 1983, aos 32 anos, até hoje sem confirmação da causa da morte. Foi tema de escolas de sambas, documentários e estudo acadêmico. Tornou-se uma figura lendária com sua ousadia e resistência e habita o imaginário e as histórias da cidade.

A exposição integra o programa DiversidArte da Secretaria de Estado da Cultura, que tem por objetivo incentivar e promover ações afirmativas e inclusivas, que contribuam para o fim de todo tipo de discriminação.

 

95180017

Homenagem à Gilda após sua morte em 1983. Foto Alberto Melo Viana

 

Gilda representa resistência, anarquia e liberdade. Foto Alberto Melo Viana

Gilda representa resistência, anarquia e liberdade. Foto Alberto Melo Viana

 

Serviço
Exposição “Gilda, sem limites”
De 16 de maio a 30 de junho de 2017
Entrada gratuita

Museu da Imagem e do Som do Paraná
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro. Curitiba-PR
Visitação: terça a sexta-feira das 9h às 17h. Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h.
41 3232-9113 | www.mis.pr.gov.br