II Campanha de Conscientização e Prevenção de Acidentes com Cães

A 2° edição tem o apoio da Cavo, Copel, Correios e Sanepar. Instituições se unem para diminuir acidentes de trabalho que atingem carteiros, leituristas de água e luz e coletores de lixo

O Hospital Universitário Cajuru (HUC), referência no atendimento de emergência e trauma do Paraná, promove nesta terça (24) e quarta-feira (25), a II Campanha de Conscientização e Prevenção de Acidentes com Cães. Em 2011, houve a redução de 33% do número de pacientes atendidos pelo hospital. Nesta edição, a campanha recebe o apoio dos Correios, Copel, Sanepar e Cavo, instituições que enfrentam diariamente problemas de acidentes de trabalho com seus colaboradores, que atuam como carteiros, leituristas e coletores de lixo. Além da ação no Hospital Universitário Cajuru, o material de conscientização será distribuído pelos apoiadores em 26 terminais de ônibus e em 12 hipermercados da Rede Condor, em Curitiba.

Acesse o conteúdo da cartilha

A campanha será permanente até o final do ano, com ações pontuais de cada empresa apoiadora. O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados e a responsabilidade de cada um com seus animais. O símbolo da campanha é um cachorro sem raça definida, uma vez que o cuidado deve ser tomado com cães de qualquer raça e porte. A campanha conta com uma cartilha que traz dicas para identificar sinais de um possível ataque, como proceder em casos de acidentes, e os primeiros socorros. Também conta um capítulo especial com orientações preventivas para os profissionais. 

Segundo o professor do curso de Medicina Veterinária da PUCPR Paulo Parreira, zootecnista e especialista em comportamento animal, um cachorro dificilmente irá atacar uma pessoa sem motivo. As principais causas da agressividade em um cão são dominância ou possessividade em relação ao seu território ou ao seu dono e medo de pessoas, outros cães, trovões, fogos de artifício, entre outros. Animais com dor ou próximos de alimentos também podem ser agressivos.

O zootecnista reforça que o cão não pode ser responsabilizado totalmente pelos seus atos. “A responsabilidade pelos atos do animal é exclusivamente do proprietário! O cão será apenas o que o dono quer que ele seja ou o que, por ignorância ou desconhecimento, o dono deixou que ele se transformasse”.

Números – No Paraná, os hospitais atendem mais de 100 vítimas de mordida de cão por dia. Só em 2011 foram mais de 37.604 atendimentos registrados pela Secretária de Saúde do Estado. Normalmente, as vítimas chegam à unidade de atendimento médico com lesões em áreas nobres, como a face e a cabeça.

 A 1° edição da campanha do HUC apresentou ótimos resultados. Antes dela, a média de atendimentos era 30 mensais. No mês da Campanha, o número de atendimentos a vítimas de mordida de cão caiu para 12, o mais baixo dos últimos anos. O balanço anual apontou uma redução de 33% em relação ao ano anterior. Foram registrados 261 atendimentos, em 2011, contra 348, em 2010.