Helisson Lemos, Country Manager Brasil do Mercado Livre, divulgou ontem (7) por meio de sua equipe, os resultados de uma pesquisa realizada pelo MercadoLivre em parceria com o Ibope Conecta, em que internautas responderam a questões sobre o consumo de moda na internet. O texto traz dados interessantes sobre as diferenças entre as regiões brasileiras. O Sul, por exemplo, é a região que menos paga com cartão de crédito na hora de comprar online: 62% – no Sudeste esse número chega a 80%. A pesquisa revela também que, em todo o País, comprar moda pela internet já virou um hábito: 80% dos consumidores online adquiriram algum produto ligado à moda nos últimos meses. A pesquisa foi realizada com 1 mil pessoas para entender como eles consomem especificamente moda na internet:
Região Sul:
• Em relação a produtos por menos de R$ 200, a região que mais compra é a Sul (64%). Nas outras regiões: Nordeste (55%), Norte/Centro-Oeste (59%) e Sudeste (60%).
• A Região Sul é a região mais atenta a promoções e preços baixos: 83% dizem que o preço é o fator mais importante para a compra
• Sul é a região que mais compra artigos esportivos: 55% (Norte e Centro-Oeste: 48%, Nordeste: 49%, Sudeste: 39%)
• Região Sul é a que menos paga com cartão de crédito na hora de comprar online: 62%. Norte /Centro-Oeste, 63%; Nordeste, 69% e Sudeste, 80%
Moda pelo celular:
• O dispositivo mais utilizado pelos consumidores de Moda online ainda é o computador (desktop, notebook, netbook etc.), com 97% das menções;
• O uso do smartphone como ferramenta de compra cresce rapidamente – 32% do consumo de moda online é feito por meio de celulares (Android e iOS);
• 15% da venda de moda online é feito por meio de tablets e 3%, por SmarTVs;
• Região Nordeste é que a mais compra moda pelo celular: 48%; Norte/Centro-Oeste corresponde a 31%; Sul (30%) e Sudeste (24%).
Perfil:
• O consumo de moda pela Internet é um hábito de ambos os sexos, sendo um pouco mais forte entre as mulheres: (85% delas compram moda online, contra 76% dos homens. A frequência de compra de moda por ano é alta: a maioria dos internautas (38%) compra moda mais de quatro vezes ano ano; sendo 43% mulheres, e 33% homens.
• Porém os homens gastam mais: 44% dos homens gastam acima de R$ 200 por compra, contra 33% das mulheres;
• A diferença na frequência de consumo entre as classes sociais é de menos de 10%: Classe A (85%), Classe B (80%) e Classe C (76%);
• 89% dos internautas jovens (com idades entre 18 e 34 anos) compram moda online – um índice bem maior do que os de idade entre 35-54 (74%) e os acima de 55 anos (52%)
Estilo:
• O estilo mais comprado na internet é o ‘casual’ (76%), de acordo com internautas de todas as idades, ambos os sexos e em todas as regiões do país;
• 80% das mulheres compram moda ‘casual’, contra 70% dos homens;
• Homens compram mais moda ‘formal’ e ‘esportista’ (13%), enquanto as mulheres que compram esses estilos são apenas 6%.
Produtos:
• Os produtos de moda mais comprados online são as roupas (83%), os calçados (78%) e artigos esportivos (50%).
• Homens compram mais calçados do que as mulheres (87% contra 78%), além de um número maior de artigos esportivos e relógios;
• Em ordem de importância, mulheres compram mais roupas, sapatos, acessórios (cintos, bijuterias, lenços, carteiras etc.) e bolsas.
Consumo:
• 55% dos internautas compram moda na internet 4 vezes ao ano ou mais;
• Apenas 9% compram moda uma vez ao ano; 36% compram de duas a três vezes ao ano;
• 20% disseram não comprar moda online porque “fazem questão de provar o produto antes de comprar” (68%) ou “têm receio de que o produto não vai servir” (62%).
Formas de Pagamentos e Valores:
• Para 80% dos respondentes, o valor do produto é o que mais influencia no momento da compra, seguido pela oportunidade de promoção (71%), o valor do frete (70%), e o parcelamento no cartão de crédito (51%);
• O fator conveniência aparece no sexto lugar em importância, com 50% de menções, logo seguido pelo desconto no pagamento via boleto (49%). O valor do frete é uma preocupação maior para a classe C (79% de menções contra 70% da classe A e 68% da classe B).
• O cartão de crédito é o meio mais adotado na compra de moda online, com 66% das menções. Boleto Bancário foi apontado por 27%; meios de pagamento online por 6%; 1% prefere a contra-entrega.
A pesquisa foi aplicada pelo Ibope Conecta entre setembro e outubro de 2015. Entre os respondentes, 16% eram da região Centro Oeste/Norte, 22% Nordeste, 14% Sudeste e 49% do Sul, sendo 52% homens e 48% mulheres. 57% entre 18 e 34 anos de idade, 33% entre 35 e 54 anos e 10% 55 ou mais. 22% representaram a classe A, 59% a classe B, 18% a C e D com 1%.
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