
Sinônimo de qualidade e de design contemporâneo, a Saccaro, marca que completa 77 anos em 2023, mantém-se na vanguarda do mobiliário de alto padrão. Atualmente com mais de 70 pontos de venda espalhados pelo globo, a Saccaro retomou seu movimento de lançar coleções e linhas mais rápidas, indo ao encontro do desejo do mercado e do consumidor final por um novo morar.
No final de 2022, foi lançada a coleção Quattro, inspirada nos quatro elementos naturais – fogo, água, terra e ar –, com formas orgânicas em linhas indoor e outdoor, assinadas pelo Studio Saccaro e também designers convidados. A linha outdoor Oásis por Alain Blatché, por exemplo, traz peças para repor as energias em família após um dia cansativo, em sofá componível, poltrona, mesas laterais e de centro. Nas linhas indoor, destaque para a Luum por Studio Saccaro, que traz o trançado de fibras naturais característico da marca, como na poltrona da foto abaixo.

Também são linhas outdoor da coleção Quattro: Isetta por Adriano Design; Arca por Vinicius Siega; Ofício por Vinicius Siega; Linea por Studio Saccaro; Lótus por Studio Saccaro; Mudra por Studio Saccaro e Seixo por Studio Saccaro.
Com as possibilidades de acabamentos, materiais, cores e demais personalizações em suas peças, a marca é uma das preferidas pelos especificadores para compor projetos. “90% das nossas vendas em todo o mundo são feitas através de especificadores”, revela João Saccaro, diretor de mercado.
Depois de um hiato fora da operação diretamente, João voltou ao cargo e fez “pequenos ajustes”, como ele mesmo definiu. Uma das principais mudanças ainda está por vir: até o final de 2023, a Saccaro lançará um novo modelo de concept store. “Será um habitat diferenciado. Vamos trazer esse modo de viver que se consolidou principalmente no pós-pandemia, com a redescoberta da casa e do valor de estar em seu lar junto da família”, explicou o diretor de marca.

Neste novo momento, a marca estará, como sempre trilhando um caminho novo e trazendo novidades ao mercado. “Tendência todo mundo faz. A Saccaro cria não em base com o que todo mundo faz, mas se diferencia por antecipar alguns movimentos e apresentar de forma diferente”, diz.
No dia 19 de setembro, a Saccaro Curitiba recebe o diretor de mercado da Saccaro, João Saccaro, para um bate-papo exclusivo na loja sobre os 77 anos da marca, sua história, posicionamento e novidades. A DecorMix conversou com João Saccaro e antecipa parte do assunto para você, leitor! Confira:
A Saccaro lançou novas coleções e linhas no último ano, uma retomada após o período de pandemia, que teve menos novidades. Como foi esse processo?
Faz três meses que eu retornei [ao cargo de diretor de mercado] e, na verdade, esse tempo todo a marca seguiu seu DNA, objetivos e programas. Estou fazendo apenas alguns ajustes ao liderar esse processo, lançando coleções mais rápidas, que atendem mais o consumidor final no mundo afora. Não podemos criar pensando apenas no consumo do Brasil. É preciso pensar em todas as cidades e países na qual a Saccaro está presente. Lançamos coleções muito assertivas e que tem nos deixado muito felizes, os lojistas têm gostado muito.
A nova coleção é leve, despojada, contemporânea, e tem elementos que trazem movimentos que estão acontecendo pelo mundo, como a volta da fibra natural, mais sustentável. A Saccaro trouxe esse conceito de uma forma interessante junto com outros materiais e cores em um design orgânico, que conversa com outras linhas e com o que o mercado está buscando. Tanto o especificador quanto o consumidor final se apaixonaram.
Como foi a receptividade do mercado após o lançamento das novas linhas?
Muito positivo. Um dos indicadores é pelos especificadores: a quantidade de projetos que foram executados com esses novos itens cresceu. E 90% das nossas vendas em todo o mundo são feitas através de especificadores, então é bastante relevante.
O retorno dos consumidores finais também foi excelente: eles têm expressado uma satisfação muito grande. São indícios de que estamos no caminho certo. Quem compra Saccaro compra durabilidade, design e conforto. São características que nem consideramos diferenciais mais, porque elas são pré-requisitos para ser Saccaro.
A Saccaro completa 77 anos em 2023. Qual o segredo para a marca se manter na vanguarda do mobiliário de alto padrão?
Temos know-how, experiência. Uma marca de luxo não existe sem essa expertise e história, sem ter uma trajetória. E, claro, pessoas. Nossas equipes têm essa visão de inovar e sempre estar atrás de conhecimento. A marca sabe o que ela faz, porque a história nos permitiu. Aprendemos muito, sempre estamos aprendendo, e a história nos abriu muitos caminhos para podermos ter informações e tomar decisões para lançar de forma assertiva as coleções, como temos feito. Não é só saber fazer um bom produto, é ter um conceito sólido de negócio, de ponto de venda, de pessoas, de treinamento. Envolve muitas frentes, é uma composição.
Há mais de 30 anos, na década de 1980, a Saccaro deu uma guinada e passou a agregar valor ao mobiliário. De que maneira a marca se mantém atualizada?
Mais da metade da nossa história, estamos investindo em design. A Saccaro é uma das marcas pioneiras em investir no móvel de luxo. Assim conseguimos estar não só em praticamente 40 pontos no Brasil como também em outros 30 pontos no exterior. Conseguimos trabalhar fortemente no corporativo e no mercado externo. Somos um dos brands principais do Brasil em tantos países, lugares em que antes da década de 1980 ninguém ligava o nosso país ao móvel de qualidade.
Na crise de 1983 nós começamos a investir em design para inovar e criar algo original. Naquela época, tinha uma revista com o slogan “ninguém confia em quem copia”. Nós entendemos que essa crise seria uma oportunidade de trilhar um caminho de crescimento e construção da marca.
É difícil dizer o que é exatamente que faz a Saccaro estar sempre atualizada. São muitos ângulos, muitos pontos do mundo. Não é um mobiliário que traz a expressão de uma região ou só do Brasil, a Saccaro expressa o que acontece no mundo. Há muitos estilos e conceitos.
A marca está se reposicionando fortemente em mobiliário para a área externa. A Saccaro foi uma das primeiras a trazer essa proposta de convívio para a área externa e ter opções outdoor e indoor. Somos referência na qualidade de resistência a intempéries com estilo. Não temos um estilo regional ou brasileiro, temos um estilo mundial com tantas possibilidades de customização que você pode ter um mesmo móvel com características para uma casa de praia, uma casa de campo ou uma metrópole. Ao final, são tantos acabamentos, cores e materiais que nem parecem o mesmo móvel.
Sem dúvidas a Saccaro está em um novo momento. Quais os objetivos e propósito da marca para os próximos anos?
A expressão da marca é esse trabalho de diferenciação, de responsabilidade e de crescimento. Nós sempre queremos abrir novos caminhos, esse é o nosso desafio. Mais que isso, o que motiva a Saccaro é sempre evoluir para entregar cada vez mais satisfação para o cliente. Queremos fazer a diferença para quem é nosso consumidor.
Para os próximos anos, queremos mais pontos de venda exclusivos. Em 2023 teremos um novo concept de loja, será um habitat diferenciado. Trará esse novo modo de viver principalmente pós-pandemia, em que tivemos a redescoberta da casa e do valor do nosso lar e de estar junto à família. A primeira loja com o novo conceito será em Florianópolis e está prevista para ser inaugurada no final do ano.
Melissa Mussi | [email protected]