Esta sexta-feira (27) é dia de Christopher Lee. O ator que interpretou alguns dos mais icônicos vilões do cinema faz 94 anos. É possível que alguém tenha dito que o ator inglês morreu em 7 de junho do ano passado. Mas deve-se considerar que Christopher Lee não foi apenas o Conde Drácula, ou o mago Saruman, ou o sith Dooku. Ele também foi Scaramanga, o Homem da Pistola de Ouro. Foi Sherlock Holmes. Foi Frankenstein. Foi a múmia. Na vida real, foi espião britânico na Segunda Guerra Mundial e combateu nazistas. Falava inglês, francês, alemão, italiano (aprendeu graças às óperas). Gravou discos de heavy metal. Virou “sir”. Um cara desses não morreu. Ele viveu.
Os últimos vilões vividos por Christopher Lee são incrivelmente parecidos. Tanto Saruman (O Senhor dos Anéis) quanto o Conde Dooku (Star Wars) são poderosos, estiveram um dia do lado do bem e debandaram para o lado do mal. Deixaram um legado no lado do bem para virar um subalterno perigoso no lado do mal. Em suma, são dois traidores. Saruman e Dooku fazem o duelo do mês de maio.
Número de filmes
Na trilogia O Senhor dos Anéis, Saruman aparece em A Sociedade do Anel e As Duas Torres – sua participação em O Retorno do Rei, existente na obra de J. R. R. Tolkien, foi suprimida pelo diretor Peter Jackson (Christopher Lee não gostou nem um pouco…). Para compensar, dez anos depois, Jackson escalou Lee para dois filmes da trilogia O Hobbit – na qual Saruman originalmente não aparece. Já o Conde Dooku está em Star Wars: O Ataque dos Clones e Star Wars: A Vingança dos Sith.
__________
Maior feito no lado do bem
Saruman lutou contra os reis-bruxos de Angmar em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos. Dooku foi o mestre que formou o jedi Qui-Gon Jinn.
Vencedor: empate
__________
Maior feito no lado do mal
Saruman aprisionou o então mago cinzento Gandalf e criou um exército de dezenas de milhares de orcs aprimorados. Dooku derrotou Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker ao mesmo tempo – e ainda cortou fora a mão direita de Anakin. Além disso, lutou de igual para igual com o poderoso Yoda.
Vencedor: empate
__________
Poderes e armas
Saruman é o mago branco, o mais respeitado dentre todos os magos. Tem conhecimentos marciais. Usa um cajado mágico e tem o Palantir, uma bola-de-cristal da Idade Média. Dooku nunca foi o Jedi mais poderoso. Porta um sabre-de-luz vermelho, com uma empunhadura especial para ele.
__________
A queda
Segundo o que diz Galdalf, Saruman simplesmente perde os poderes após os acontecimentos de As Duas Torres (simplesmente perde os poderes? Pô, Peter Jackson). Dooku acaba derrotado e decapitado por Anakin Skywalker após um combate entre eles em A Vingança dos Sith. Resistiu mais.
Vencedor: Dooku
Placar final
Saruman 2 x 1 Dooku
O mago branco da Terra-Média leva vantagem graças ao desejo de redenção de Peter Jackson.