A entrega do Oscar, o prêmio de maior prestígio do cinema, será neste domingo (28). Aqui vai alguns palpites sobre quem tem mais chances, baseados em premiações anteriores e no clima de alguns filmes. São apenas palpites; não quer dizer que estarão certos na madrugada do dia 29.

 

FILME

o A Grande Aposta

o Ponte dos Espiões

o Brooklyn

o Mad Max: Estrada da Fúria

o Perdido em Marte

o O Regresso

o O Quarto de Jack

o Spotlight – Segredos Revelados

> Em tese, o favorito é O Regresso. Faturou o Globo de Ouro e é o mais cotado nas bolsas de apostas. Contudo, algumas coisas pegam contra o filme de Alejandro G. Iñárritu. 1) Spotlight venceu o prêmio do Sindicato dos Atores. 2) A Grande Aposta venceu o prêmio do Sindicato dos Produtores – que costuma “acertar” mais que o Globo de Ouro. 3) O Regresso não foi indicado para melhor roteiro.

 

DIREÇÃO

o Adam McKay (A Grande Aposta)

o George Miller (Mad Max: Estrada da Fúria)

o Alejandro Gonzalez Iñarritu (O Regresso)

o Lenny Abrahamson (O Quarto de Jack)

o Tom McCarthy (Spotlight: Segredos Revelados)

> Alejandro G. Iñárritu, de O Regresso, larga na frente, após ter amealhado o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos Diretores. A favor dele, o mérito de ter feito Leonardo DiCaprio passar de verdade por quase todas as intempériers vividas por seu personagem (fora o ataque de urso, claro). Além disso, o trabalho de ter filmado apenas com luz natural em pleno inverno no Canadá deve ser recompensado.

 

ATOR

o Bryan Cranston (Trumbo – Lista Negra)

o Leonardo DiCaprio (O Regresso)

o Eddie Redmayne (A Garota Dinamarquesa)

o Michael Fassbender (Steve Jobs)

o Matt Damon (Perdido em Marte)

> Leonardo DiCaprio, de O Regresso, já venceu o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos Atores. Seu maior rival seria Matt Damon, de Perdido em Marte, vencedor do Globo de Ouro como ator de comédia ou musical (é sério). Em Hollywood, parece consenso que é a vez de DiCaprio, após quatro frustrações na categoria. Ele centraliza 90% das apostas.

 

ATOR COADJUVANTE

o Christian Bale (A Grande Aposta)

o Tom Hardy (O Regresso)

o Mark Ruffalo (Spotlight – Segredos Revelados)

o Mark Rylance (Ponte dos Espiões)

o Sylvester Stallone (Creed: Nascido Para Lutar)

> Sylvester Stallone repete pela 7ª vez o papel de Rocky Balboa, agora como coadjuvante da própria franquia em Creed: Nascido Para Lutar. É o favorito, até pelo próprio carisma do personagem. Sua maior ameaça é Mark Rylance, o espião russo aparentemente inofensivo de Ponte de Espiões.

 

ATRIZ

o Cate Blanchett (Carol)

o Brie Larson (O Quarto de Jack)

o Jennifer Lawrence (Joy: O Nome do Sucesso)

o Charlotte Rampling (45 Anos)

o Saoirse Ronan (Brooklyn)

> Jennifer Lawrence, de Joy, e Brie Larson, de O Quarto de Jack, ganharam o Globo de Ouro. Brie Larson levou também o prêmio do Sindicato dos Atores, o que lhe dá uma vantagem. Além disso, faz um papel mais denso, o de uma vítima de violência contra a mulher – um tema que será realçado neste Oscar.

 

ATRIZ COADJUVANTE

o Jennifer Jason Leigh (Os 8 Odiados)

o Rooney Mara (Carol)

o Rachel McAdams (Spotlight)

o Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa)

o Kate Winslet (Steve Jobs)

> Alicia Vikander e Kate Winslet disputam palmo a palmo. Kate levou o Globo de Ouro e Alicia, o prêmio do Sindicato dos Atores.

 

ROTEIRO ORIGINAL

o Ponte dos Espiões

o Ex-Machina: Instinto Artificial

o Divertida Mente

o Spotlight: Segredos Revelados

o Straight Outta Comptom – A História de N.W.A

> Spotlight: Segredos Revelados, uma história sobre a investigação de padres pedófilos, é o favorito nas bolsas de apostas. Nas categorias de roteiro, os longas que também tiveram indicação para melhor filme saem na frente. Spotlight cai naquela situação de boa história que não vai ganhar o Oscar de melhor filme. Tem a seu favor o fato de apenas Ponte de Espiões também estar concorrendo ao Oscar de melhor filme.

 

ROTEIRO ADAPTADO

o A Grande Aposta

o Brooklyn

o Carol

o Perdido em Marte

o O Quarto de Jack

> Seguindo o mesmo princípio do Roteiro Original, o favorito aqui é A Grande Aposta, sobre investidores que perceberam de antemão a crise econômica de 2008. A seu favor, o fato de O Regresso, o favorito ao Oscar de melhor filme, não estar nesta categoria de roteiro. Um concorrente de peso a menos.

 

FOTOGRAFIA

o Carol

o Os Oito Odiados

o Mad Max: Estrada da Fúria

o Sicário: Terra de Ninguém

o O Regresso

> O trabalho com luz 100% natural coloca O Regresso como favorito.

 

FIGURINO

o Carol

o Cinderella

o A Garota Dinamarquesa

o Mad Max: Estrada da Fúria

o O Regresso

> Categoria que em geral premia filmes de época, de preferência com roupas meio “diferentes”. Nesse sentido, Cinderella e O Regresso levam vantagem. Mas às vezes as opções da academia recaem sobre filmes com figurinos “fora da casinha”, como Mad Max.

 

MONTAGEM

o A Grande Aposta

o Mad Max: Estrada de Fúria

o O Regresso

o Spotlight: Segredos Revelados

o Star Wars: O Despertar da Força

> Estatisticamente, essa categoria é quem mais premia o filme que, no fim da festa, ganha o prêmio máximo. Os “acertos” são mais numerosos que os de filmes indicados para melhor ator, diretor ou roteiro. Assim sendo, O Regresso larga na frente.

 

FILME ESTRANGEIRO

o O Abraço da Serpente (Colômbia)

o Cinco Graças (França)

o O Filho de Saul (Hungria)

o Theeb (Jordânia)

o A War (Dinamarca)

> O Filho de Saul. Barbada.

 

DESIGN DE PRODUÇÃO

o Ponte dos Espiões

o A Garota Dinamarquesa

o Mad Max: Estrada da Fúria

o Perdido em Marte

o O Regresso

> A parafernália de Mad Max: Estrada da Fúria deve render ao filme este prêmio, que talvez seja um dos seus poucos num universo de 10 indicações.

 

EFEITOS VISUAIS

o Ex Machina

o Mad Max: Estrada da Fúria

o Perdido em Marte

o O Regresso

o Star Wars: O Despertar da Força

> O prêmio de Efeitos Visuais em geral vai para filmes de ficção. Se tiver tecnologia, melhor. Se tiver rendido muito dinheiro, melhor ainda. Ficção científica? Terceira maior bilheteria da história, a caminho de se tornar a segunda? Este é Star Wars: O Despertar da Força, favorito nesta categoria.

 

MAQUIAGEM E CABELO

o Mad Max: Estrada da Fúria (Lesley Vanderwalt, Elka Wardega and Damian Martin)

o The 100-Year-Old Man Who Climbed out the Window and Disappeared (Love Larson and Eva von Bahr)

o O Regresso (Siân Grigg, Duncan Jarman and Robert Pandini)

> Mad Max: Estrada da Fúria leva um pouco de vantagem numa categoria relativamente imprevisível. Historicamente, os concorrentes são equilibrados – a menos que entre eles haja um favorito disparado.

 

TRILHA SONORA ORIGINAL

o Thomas Newman (Ponte dos Espiões)

o Carter Burwell (Carol)

o Ennio Morricone (Os Oito Odiados)

o Jóhann Jóhannsson (Sicário: Terra de Ninguém)

o John Williams (Star Wars: O Despertar da Força)

> A melhor trilha é a de Star Wars, de John Williams, mas é pouco provável que o prêmio não vá para Ennio Morricone, de Os Oito Odiados. Aos 87 anos e semiaposentado até atender ao convite do diretor Quentin Tarantino, ele nunca ganhou o prêmio – já foi indicado oito vezes. Pode não ter outra chance

 

CANÇÃO ORIGINAL

o Earned It, de Cinquenta Tons de Cinza (Abel Tesfaye/Ahmad Balshe/Jason Daheala/Stephan Moccio)

o Manta Ray, de A Corrida contra a Extinção (J. Ralph/Antony Hegarty)

o Simple Song #3, de Juventude (David Lang)

o Til It Happens To You, de The Hunting Ground (Diane Warren/Lady Gaga)

o Writing’s On The Wall, de 007 contra Spectre (Jimmy Napes/Sam Smith)

> Writing’s On The Wall, do choroso Sam Smith, venceu o Globo de Ouro. Contra os prognósticos, que apontavam para Til It Happens To You, da extravagante Lady Gaga. Como o Oscar terá um apelo antiviolência contra a mulher, a música de Gaga leva vantagem.

 

EDIÇÃO DE SOM

o Mad Max: Estrada da Fúria

o Perdido em Marte

o O Regresso

o Sicário: Terra de Ninguém

o Star Wars: O Despertar da Força

> Categorias de Edição de Som e Mixagem de Som são difíceis de avaliar. Quem indica são os técnicos de som, que sabem as nuances de cada efeito sonoro em cada cena. Normalmente acabam sendo indicados aqueles filmes com mais tiros, explosões e sons que não se ouvem no cotidiano – em outras palavras, mais “barulhentos”. Passada essa fase, quem vota nos filmes é o resto da academia (atores, diretores, roteiristas), que em geral prefere os filmes de mais prestígio. Sicario seria o menos cotado nesse sentido. Mad Max é o mais barulhento.

 

MIXAGEM DE SOM

o Ponte dos Espiões

o Mad Max: Estrada da Fúria

o Perdido em Marte

o O Regresso

o Star Wars: O Despertar da Força

> Como dito antes, categorias de Edição de Som e Mixagem de Som são difíceis de avaliar, etc, etc, etc. No caso de Mixagem de Som, filmes de ficção tendem a ser privilegiados. Dá para arriscar Star Wars. Dá para arriscar Mad Max. Dá para arriscar Perdido em Marte.

 

ANIMAÇÃO

o Anomalisa

o O Menino e o Mundo

o Divertida Mente

o Shaun, o Carneiro

o As Memórias de Marnie

> Divertida Mente. Grande barbada na categoria que tem um filme brasileiro, O Menino e o Mundo, no páreo.

 

Outras categorias

CURTA DE ANIMAÇÃO

o Bear Story

o World of Tomorrow

o Prologue

o We Can’t Live Without Cosmos

o Os Heróis de Sanjay

 

CURTA-METRAGEM

o Ave Maria

o Day One

o Everything Will Be Okay (Alles Wird Gut)

o Shok

o Stutterer

 

DOCUMENTÁRIO

o Amy

o Cartel Land

o The Look of Silence

o O Que Aconteceu, Miss Simone?

o Winter on Fire

 

DOCUMENTÁRIO EM CURTA METRAGEM

o Body Team 12

o Chau, beyond the Lines

o Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah

o A Girl in the River: The Price of Forgiveness

o Last Day of Freedom