Pedro Ribas/SMCS e Dálie Felberg/Alep – Goura e Greca: candidato do PDT abriu vantagem em relação ao prefeito que disputa a reeleição

O candidato do PDT à prefeitura de Curitiba, deputado estadual Goura, ultrapassou o prefeito e candidato à reeleição, Rafael Greca, no Índice de Popularidade Digital (IPD), elaborado pela consultoria Quaest e divulgado semanalmente pelo jornal Folha de São Paulo. O índice avalia o desempenho dos candidatos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google. 

Na semana passada, Greca e Goura estavam praticamente empatados no índice, que vai de zero a 100. Na ocasião, o prefeito registrava 64,4 pontos, o do deputado do PDT, 63. Agora, Goura passou para 70,7 pontos, abrindo boa vantagem em relação a Greca, com 63,2.

A disputa pelo terceiro lugar no ranking é acirrada. Marisa Lobo (Avante), Delegado Francischini (PSL) e João Guilherme (Novo) estão praticamante empatados, com poucos décimos de diferença entre eles. A candidata do Avante atinge 47 pontos; o do PSL 46,8 e o do Novo, 46,1.

Para o cálculo do índice, são monitoradas seis dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamento das postagens), valência (reações positivas e negativas às postagens), presença (número de redes sociais em que a pessoa está ativa) e interesse (volume de buscas no Google, Youtube e Wikipedia).

Um modelo estatístico pondera e calcula a importância de cada dimensão, e os candidatos analisados são posicionados em uma escala de 0 a 100, em que 100 representa o máximo de popularidade.

Os valores são uma média móvel de 5 dias, recurso estatístico que atenua números isolados que fujam do padrão. Ela é calculada somando o resultado de cinco dias seguidos e dividindo por cinco.