Divulgação / PT

O advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, uma das referências em Direito Eleitoral no país, é tão requisitado que atua em frentes opostas neste ano de eleições. Pereirinha, como é conhecido no Paraná, que já advogou para políticos de diversos partidos, atualmente trabalha para o PSDB do Paraná, presidido pelo ex-governador Beto Richa, pré-candidato ao Senado, e também assina ações do PT Nacional e Estadual, além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato à presidência da República, preso em Curitiba.

Na semana passada, assinou petição em que questiona a legitimidade do grupo de ativistas online Movimento Brasil Livre (MBL) para ingressar com ação pedindo que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declare a “inelegibilidade imediata“ de Lula. Na mesma semana, assinou ação cautelar do PSDB contra o senador Roberto Requião (MDB) no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. 

Pereirinha foi visto pela reportagem do Bem Paraná na semana passada entrando na carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, onde teria visitado Lula na sala onde está preso desde o dia 7 de abril. Levou frutas e recortes de jornais. 

O mesmo advogado também assinou parecer encomendado contra a cassação do presidente Michel Temer (MDB), em caso em que a chapa Dilma Rousseff / Michel Temer foi ameaçada no TSE por fatos citados na Operação Lava Jato. No ano passado, Luiz Fernando Pereira também assinou parecer que defendeu a possibilidade de registro da candidatura de Lula à presidência, mesmo estando preso. 

À colunista da Folha de S. Paulo e BandNews FM, Mônica Bérgamo, Pereirinha disse que não há teor político em sua atuação profissional. “Tudo é público. Sou advogado e não militante partidário. Tenho compromisso profissional com os clientes, a favor de quem atuo com a técnica adequada. Se exigirem teor político, não sou a melhor pessoa”, afirmou.