b75f3aefab4c1c00d6a42aeb3153ef82
Este é o Toyota RAV4 mais potente já desenvolvido (Divulgação)

A Toyota apresenta o novo RAV4 PHEV (híbrido plug-in) ao Brasil por R$ 399.990.  Pela primeira vez a Toyota traz um veículo híbrido plug-in ao país, e graças a essa tecnologia, o RAV4 pode fazer até 35 km/l. 

A versão que chega é a topo de linha XSE. Por ser um sistema híbrido plug-in, o modelo oferece carregamento pela tomada, o SUV vem equipado com um carregador portátil de 2,3Kw e um wallbox de 7,4Kw, que permite a recarga das baterias de 18,8 kWh em 2,5 horas. As baterias garantem uma autonomia de 55 km apenas no modo elétrico.

O conjunto faz o RAV4 ser o mais potente da história, já que ele é composto por um motor 2,5 litros, aspirado, quatro cilindros de 185 cv e 22,8 kgfm de torque ligado a dois motores elétricos, um que fica posicionados na dianteira, oferecendo 182 cv e 27,5 kgfm de torque, e outro traseiro que adiciona mais 54 cv e 12,4 kgfm de torque.

Este conjunto entrega uma potência combinada de 306 cv e, aliado à transmissão CVT, leva o RAV4 de 0 a 100 km/h em apenas 6,0 segundos. O torque combinado não é divulgado, algo normal da Toyota em modelos híbridos.O consumo, que chega aos incríveis 35 km/l na cidade e 30 km/l na estrada, segundo o Inmetro.  RAV4 possui quatro modos de operação diferentes para seu sistema híbrido plug-in: Modo Normal, Modo ECO, Modo EV (elétrico), Modo Sport. A nova central multimídia de 10,5 polegadas com conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, computador de bordo com tela TFT de 12,3 polegadas, Head-up display (projetor no para-brisa) colorido que apresenta informações de velocidade, TSS, reconhecimento de placa e informação central multimídia. o quesito itens de conveniência, o SUV dispõe de ar-condicionado digital de duas zonas e acionamento remoto, além de abertura e fechamento da tampa do porta-malas.

O RAV4 nesta versão híbrida plug-in ainda oferece espelhos retrovisores externos elétricos com sistema de aquecimento (desembaçador). Há também sistema de permanência em faixa, sem centralizador, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, assistência de farol alto, alerta de ponto cego, farol alto automático, além dos sete airbags.