Filmes-Barbie
Barbie (Margot Robbie) e Ken (Ryan Gosling) em ‘Barbie’ (Foto: Divulgação / Warner)

‘Barbie’ estreou nos cinemas no mesmo dia de ‘Oppenheimer’, o que causou uma polarização entre espectadores até então inédita – e bastante ampliada nas redes sociais. No fim, o filme do criador da bomba atômica conseguiu mais prêmios, mas o filme da boneca mais famosa do mundo gerou mais expectativa e mais bilheteria – superou US$ 1,4 bilhão e foi o campeão do ano. Parte da expectativa era sobre o roteiro: como seria um filme de Barbie? A diretoria Greta Gerwig, também roteirista, e o escritor Noah Baumbach entregaram uma história envolvendo aceitação e questionamentos sobre o lugar e o propósito de cada um no mundo.

  • Ano: 2023. Direção: Greta Gerwig. Com Margot Robbie, Ryan Gosling, Kate McKinnon

Sinopse

Barbie (Margot Robbie) e uma grande variedade de colegas Barbies residem na Barbielândia, onde todas as mulheres são bem-sucedidas e autossuficientes. Ken (Ryan Gosling) e suas contrapartes passam seus dias com futilidades na praia. Um dia, Barbie começa a ter pensamentos estranhos e mudanças na aparência, o que a leva a ter questionamentos. Junto com Ken, ela resolve partir para o mundo real em busca de uma solução.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Tratam-se de filmes que tiveram relevância nos anos em que foram lançados e, ao mesmo tempo, deixaram marcas, por motivos diversos. Alguns, porque são precursores e criaram legados, inspirações ou tecnologias. Alguns, porque são visionários e criaram novas estéticas cinematográficas. Alguns, porque são retratos de costumes ou de mudanças em uma sociedade sempre em mutação, mas nem sempre em evolução. Alguns, porque são exemplos de valores como amor, amizade ou resiliência. Alguns, porque geram debates. Alguns, apenas porque são um bom entretenimento.