Cap14
Mastriani comemora: atacante uruguaio estreou e precisou de poucos minutos para fazer seu primeiro gol com a camisa rubro-negra (Foto: Valquir Aureliano)

O Athletico engatou a terceira marcha e alcançou a liderança do Campeonato Paranaense na noite deste sábado (3 de fevereiro). Jogando na Ligga Arena contra o PSTC, a equipe comandada por Juan Carlos Osorio dominou a partida do início ao fim e construiu uma vitória por 3 a 0, com um gol marcado no primeiro tempo (um gol contra incrível) e outros três na etapa complementar (com destaque para o gol do centroavante Mastriani, estreante da noite, enquanto os outros dois tentos saíram já no fim da partida, marcados por Zapelli e Julimar).

VÍDEOS: Confira os gols e os melhores momentos de Athletico 4 x 0 PSTC

LEIA MAIS: Zapelli e Mastriani são os melhores em campo na goleada do Furacão contra o PSTC. Confira as atuações

LEIA MAIS: Osorio afirma que time do Athletico está melhorando e comenta possibilidade de jogar com dois centroavantes

Agora, o Furacão soma 14 pontos conquistados em seis rodadas do Estadual, liderando a competição com três pontos de vantagem para o segundo colocado, o Maringá – que joga na segunda-feira contra o São Joseense, em casa, e se vencer pode retomar a primeira colocação. O PSTC, por outro lado, estaciona nos quatro pontos e permanece em 10º lugar, empatado em pontos com o Londrina, primeiro time na zona de rebaixamento.

Na próxima quarta-feira (7) o time da Capital volta a jogar dentro de casa, contra o FC Cascavel, no mesmo dia em que o PSTC recebe o Londrina.

PORTÕES FECHADOS

O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) definiu que o jogo deste sábado seria sem público na Ligga Arena por conta da confusão envolvendo torcedores no entorno do estádio durante o duelo da semana passada, contra o Galo Maringá.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

Após a vitória fora de casa contra o Cianorte (por 1 a 0), o técnico Juan Carlos Osorio decidiu mudar a formação tática da equipe athleticana, apostando num esquema com três zagueiros. Com isso, algumas alterações também foram promovidas no onze inicial, com o lateral Madson, o zagueiro Gamarra, os volantes Hugo Moura e Erick deixando o time para as entradas dos zagueiros Pedro Henrique e Thiago Heleno e dos meio-campistas Christian e Fernandinho.

No novo esquema (3-4-1-2), Pedro Henrique (pela direita), Thiago Heleno (pelo centro) e Kaique Rocha (pela esquerda) fizeram o trio de zaga. No meio, Christian e Fernandinho ficaram mais centralizados, com Cuello (direita) e Vinicius Kauê (esquerda) caindo pelas alas. Zapelli, por sua vez, atuou um pouco mais adiantado, logo atrás de Pablo e Julimar (sendo que a dupla de ataque teve muita liberdade para se movimentar).

PRIMEIRO TEMPO

A primeira etapa na Arena da Baixada foi de amplo domínio rubro-negro. Jogando com passes curtos e muita movimentação no setor ofensivo para superar a marcação adversária, o Furacão conseguiu controlar a partida do início ao fim, embora em alguns momentos tenha faltado intensidade ao time na hora de atacar.

A primeira grande chance de gol surgiu aos 24 minutos, numa jogada ensaiada que terminou com Christian chutando bonito de fora da área e mandando uma bola no travessão.

Aos 38, foi vez de Kaique Rocha tentar uma puxeta dentro da área, chutando a bola no braço de Radeche: pênalti que o árbitro não teve dúvida em assinalar.

Na cobrança, Pablo chutou colocado e o goleiro Diego pulou no canto certo, fazendo a defesa. Só que no rebote aconteceu algo incrível, quase inacreditável: o zagueiro Léo Assumpção, do PSTC, chegou para tentar afastar o perigo e acabou chutando contra o próprio gol, inclusive colocando a bola no meio das pernas do goleiro companheiro. Gol contra e Athletico na frente!

Antes do intervalo, o PSTC conseguiu criar uma boa chance para empatar, aos 45 minutos, quando Bryam chutou outra bola no travessão.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, duas mudanças no Athletico: saíram Cuello e Pablo para as entradas de Canobbio e Mastriani. E o centroavante uruguaio, recém-contratado junto ao América-MG, não demorou para mostrar a que veio. Ele perdeu uma boa chance de gol aos três minutos, mas aos nove recebeu um cruzamento perfeito de Julimar e com um cabeceio firme já marcou seu primeiro tento com a camisa rubro-negra: 2 a 0.

Cinco minutos após o segundo gol, mais duas mudanças no Athletico, com Gamarra e Erick substituindo Chritian e Vinícius Kauê, respectivamente. Aos 28, foi vez de Hugo Moura suplantar Fernandinho.

Com uma boa vantagem no placar, o time da casa passou a administrar mais a vantagem. Tomou um susto aos 34 minutos, quando uma falha de Thiago Heleno permitiu um chute na trave de Faísca, e outro já perto dos acréscimos, quando Faísca mais uma vez botou o goleiro Léo Linck para trabalhar.

Quem não faz, porém, toma. E aos 45 minutos Bruno Zapelli transformou a vitória athleticana em goleada, mas ainda houve tempo para Julimar (assistido por Mastriani) também marcar o dele, dando números finais ao confronto: 4 a 0.

FICHA TÉCNICA

ATHLETICO 4 x 0 PSTC

Athletico: Léo Linck; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Kaique Rocha; Cuello (Canobbio), Christian (Gamarra), Fernandinho (Hugo Moura) e Vinícius Kauê (Erick); Zapelli; Julimar e Pablo (Mastriani). Técnico: Juan Carlos Osorio
PSTC: Diego; Radeche, Gilberto, Léo Assumpção e Adryan (Mateus Cata); Vanderlei, Lucas Newiton (Canário), Danilo Jordan (Kauan Alves) e Gabriel Mello; Bryam (Faísca) e Thales (Liliu). Técnico: Reginaldo Vital
Gols: Léo Assumpção (GC, 40-1º), Mastriani (9-2º) e Bruno Zapelli (45-2º) e Julimar (48-2º)
Cartões amarelos: Radeche (P)
Árbitro: José Mendonça da Silva Jr
Local: Arena da Baixada, sábado 18h30

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

8 – Christian tabela com Zapelli na entrada da área e arrisca um chute colocado, mas finaliza sem força. O goleiro Diego cai e faz a defesa.

10 – Cruzamento de Vinicius Kauê, Pablo domina já driblando Radeche dentro da área e cruza. Kaique Rocha cabeceia e manda para fora.

13 – Vinicius Kauê duas vezes. Ele primeira arrisca um chute de canhota de fora da área e o goleiro espalma. Na sequência o Furacão pressiona e o ala volta a aparecer dentro da área e finalizar. A zaga consegue desviar.

19 – Cuello recupera a bola pela direita, avança e chuta cruzado, com força, ao se aproximar da área. A bola passa ao lado do gol, com perigo.

24 – Cobrança de escanteio para o Furacão, que sai jogando curto. Christian recebe perto da área, corre para o meio e chuta forte, cruzado. A bola explode no travessão.

25 – Cuello recebe dentro da área, vence o marcador no corpo e chuta forte. A bola balança a rede, mas pelo lado de fora.

38 – Bola cruzada na área do PSTC, Thiago Heleno desvia de cabeça e Kaique Rocha tenta completar com uma puxeta. A bola bate no braço de Radeche e o árbitro marca pênalti!

40 – Gol do Athletico! Na cobrança de pênalti, Pablo chuta no canto e o goleiro Diego desvia. No rebote, a bola fica viva no meio da área e o zagueirão Léo Assumpção tenta afastar com um chutão, mas acaba metendo a bola no meio das pernas do próprio arqueiro e balança a rede. Gol contra!

45 – Bola “brigada” na entrada da área, Vanderlei leva a melhor, fica com a posse e toca para Bryam, que chega batendo de dentro da área, cruzado. A bola explode no travessão!

47 – Lançamento de Fernandinho para Cuello, que consegue evitar a saída da bola e cruzar para Pablo. O atacante domina, gira e chuta de dentro da pequena área, mas a zaga trava a finalização na “hora H”.

Segundo tempo

3 – Christian toca para Julimar, que cruza para trás. Mastriani aparece de frente para o gol e chuta ao lado do gol, incrível a chance perdida!

9 – Gol do Athletico! Fernandinho aciona Julimar pela direita. O meia-atacante levanta a cabeça e cruza com precisão para Mastriani, que cabeceia firme, sem chance de defesa para o goleiro Diego.

12 – Canobbio tabela com Zapelli pela esquerda, se aproxima da linha de fundo e rola para Julimar chegar batendo. Diego defende e no rebote Mastriani tenta, mas o goleiro bloqueia novamente. Na terceira tentativa seguida, Zapelli chuta forte e Diego faz mais uma intervenção.

19 – Julimar invade a área pela direita e, de frente para o gol, arrisca o chute. A bola vai para fora, por cima do gol.

29 – Zapelli tabela com Erick na entrada da área e chuta firme. A zaga do PSTC bloqueia.

34 – Erro de Thiago Heleno na saída de bola e Faísca aproveita. Ele chuta cruzado e acerta a trave da meta athleticana.

44 – Faísca supera Thiago Heleno e chuta cruzado. Léo Link espalma e a zaga afasta o perigo na sequência.

45 – Gol do Athletico! Erick cabeceia e obriga uma grande defesa de Diego. No rebote, mesmo caído, o meio-campista usa a cabeça e ajeita para Zapelli, que domina e chuta forte para balançar a rede.

48 – Gol do Athletico! Julimar parte para cima da zaga adversária e, após a disputa, a bola sobra com Mastriani. O atacante ajeita para Julimar, que bate colocado e manda no ângulo. Golaço!