Kaio César
Kaio César (Crédito: Valquir Aureliano)

Demorou, mas aconteceu. O ponta Kaio César, 20 anos, finalmente virou titular no Vitória de Guimarães, 5º colocado da primeira divisão portuguesa. O jogador foi emprestado pelo Coritiba em janeiro e, até o fim de março, só havia ficado 59 minutos em campo pela equipe europeia.

Agora, em abril, o atacante passou a ganhar espaço com o técnico português Alvaro Pacheco. E virou titular nas duas últimas rodadas.

E tudo indica que Kaio César será titular nas cinco rodadas finais do campeonato português, que termina em maio. O brasileiro era reserva imediato do extremo português João Mendes, 29 anos, destaque da equipe na temporada 2023/24, com sete gols e três assistências em 26 jogos.

Kaio César soma oito jogos pelo Vitória de Guimarães até agora. Entrou como substituto em seis jogos. E foi titular nas duas partidas mais recentes: empate em casa com o Farense e vitória como visitante por 2 a 1 sobre o Porto.

No duelo contra um dos gigantes de Portugal, o brasileiro chamou a atenção pelos dribles e jogou como atacante ao lado do português Jota Silva, no esquema 3-5-2.

Na maior parte da temporada, o treinador usou o 3-4-3, com Jota Silva e João Mendes como pontas.

O ponta Jota Silva é o grande nome do time na temporada, com 11 gols e 5 assistências em 28 jogos.

Kaio César ainda não fez gols ou deu assistências. Ele ficou 194 minutos em campo até agora (tempo equivalente a pouco mais que dois jogos inteiros).

CONTRATO
Kaio César tem contrato até agosto de 2026, com multa rescisória para clubes do Exterior de US$ 45 milhões (cerca de R$ 240 milhões).

O empréstimo para o Vitória de Guimarães, válido até junho, inclui uma cláusula de compra por 1,5 milhões de euros. Se o clube português não exercer esse direito, o jogador volta para o Coritiba para a disputa da Série B.