Biel comemora gol pelo Paysandu
Biel comemora gol pelo Paysandu (Crédito: Divulgação/Jorge Luís Totti/Paysandu)

Em meio a uma série clássicos, o Paysandu avançou para a decisão da Copa Verde. Após empates na ida (0 a 0) e na volta (1 a 1), superou o Remo nos pênaltis, na última quarta-feira (10), e garantiu a vaga na final do torneio.

O Re-Pa desta semana foi o terceiro de quatro clássicos seguidos. Além dos jogos da Copa Verde, o Paysandu enfrentou o Remo na ida da final do Campeonato Paraense, quando venceu por 2 a 0. Neste domingo (14), as duas equipes se reencontram para definir o campeão estadual.

Após defender o Paysandu nos três primeiros jogos da “maratona”, o meia Biel valoriza a classificação na Copa Verde. “Classificação muito importante, em um Re-Pa e com a emoção dos pênaltis. Esse é aquele tipo de jogo que eleva o moral do grupo, mas seguimos com os pés no chão. Comemoramos bastante após a partida, mas assim que saímos de campo, já voltamos as atenções para a final do Paraense. Agora é foco total na próxima decisão”, disse o jovem atleta, de 22 anos, emprestado ao Papão pelo Coritiba.

Biel tem sido decisivo para o Paysandu em 2024. Atuou em 18 partidas (9 como titular) e marcou cinco gols.

“Feliz por conseguir ajudar o time. Temos um grupo batalhador, onde todos se dedicam muito, e é legal ver que tenho conseguido deixar a minha parcela de contribuição. Sigo focado e trabalhando para ajudar o Paysandu a buscar os seus objetivos”, concluiu o jogador.

Paysandu e Remo se enfrentam neste domingo, às 17h, pelo segundo jogo da final do Campeonato Paraense. A partida será disputada no Mangueirão, em Belém.

O Paysandu vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2024.

Na posição de meia, o técnico Helio dos Anjos tem feito um revezamento entre Biel e o veterano Robinho, 36 anos, que atuou pelo Coritiba de 2012 a 2014 e de 2021 a 2022.

Biel foi multicampeão nas categorias de base

Nascido em Curitiba, Biel está no Coxa desde os 9 anos de idade e tem contrato até dezembro de 2025 com o clube paranaense. Na base, o meia foi campeão da Copa do Brasil Sub-20 de 2021. Ele foi o vice-artilheiro do time naquela campanha, com cinco gols em oito jogos. Só ficou atrás do centroavante Luizão, que marcou seis gols — e hoje está no Al Wasl (Emirados Árabes).

Aquela equipe campeã da Copa do Brasil Sub-20 contava com o goleiro Rafael William, com os laterais Natanael e Diogo Batista, com os zagueiros Marcio Silva e Thalisson Gabriel, o volante Bernardo e o ponta Ruan Assis.

Além desse troféu, Biel acumulou outros títulos na base do Coritiba: tetracampeão da Taça Curitiba (2012, 2013, 2014 e 2015), campeão da EFIPAN (2015), campeão da Copa Brasil de Futebol Infantil (2016), campeão do Paranaense Sub-15 (2016) e campeão da Copa Caio Júnior Sub-15 (2017). Ele chegou a ser convocado para períodos de treinos junto a Seleção Brasileira Sub-17.

Promovido ao profissional em 2020, Biel só atuou em 17 jogos pelo Coxa desde então – quatro como titular. Somou apenas 394 minutos em campo (o equivalente a menos de cinco jogos inteiros). Não chegou a marcar gols como profissional pelo Coritiba.

Sem espaço no clube, acabou emprestado ao Novorizontino em 2023. E teve pouco espaço durante a Série B do Campeonato Brasileiro, sem começar nenhuma partida como titular e entrando como substituto em 13 rodadas. Somou apenas 156 minutos em campo – o equivalente a menos de duas partidas inteiras. Seus primeiros gols como profissional foram agora em 2024 pelo Paysandu.

Família de jogadores
Biel é de uma família de jogadores. O pai, José Luiz Fonseca, se destacou no futsal paranaense e hoje trabalha como auxiliar-técnico no futebol de campo com Tcheco (hoje no Paraná Clube e ex-FC Cascavel). O irmão de Biel é o meia Rafa Fonseca, 18 anos, que está no sub-20 do Coritiba.