Os bens do traficante Lúcio Rueda Bustos, preso em Curitiba serão leiloados no dia 22. Bustos, em 2006 foi preso pela Polícia Federal em Curitiba. Ele integrava o Cartel Juarez, organização criminosa do México responsável pela remessa de toneladas de cocaína para os Estados Unidos. 

Entre os bens há casas, apartamentos, terrenos e uma loja na Vila Hauer em Curitiba, além de um terreno em São José dos Pinhais avaliado em mais de 12 milhões de reais.  Em São José do Rio Preto e Ibirá (SP), temos sítios, fazenda, terrenos no loteamento Vila Termas de Ibirá e uma área de terras na Fazenda Cachoeirinha dos Bernardinos.

Para participar do leilão basta efetuar cadastro no site www.superbidjudicial.com.br e ofertar lances via internet. Os interessados em conferir o bem antes da compra deverão entrar em contato com a Central de Atendimento da Superbid Judicial, através do telefone (11)2824-6180 ou via e-mail [email protected]

Histórico 

Bustos desembarcou em Curitiba em 2006, e os US$ 30 milhões que trazia na bagagem foram investidos em prédios, casas em condomínios fechados, chácaras e automóveis de luxo. No mesmo ano a Polícia Federal descobriu sua identidade, Lúcio Rueda Bustos, e a atividade que escondia por trás dos negócios – tráfico internacional de entorpecentes. A PF está convencida de que Bustos é o elo dos cartéis do México com o crime organizado no Brasil. 

A Operação foi denominada Zapata em referência a Emiliano Zapata Salazar, líder na Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfirio Díaz. Bustos foi condenado por lavagem de dinheiro. Pegou sete anos e meio de prisão em sentença imposta pelo juiz Sérgio Fernando Moro, da 2.ª Vara Criminal Federal de Curitiba. A defesa de Bustos recorreu e a pena foi reduzida pelo Superior Tribunal de Justiça. Seus bens no Brasil foram confiscados e no dia 22 de maio serão leiloados através da internet pela empresa Superbid Judicial.