A Delicè de France, do francês François Fournier, abriu em 1997, na Avenida 7 de Setembro, 6.130.  “Primeiro era uma portinha e depois fomos ampliando, construí um terraço e hoje somos uma panificadora onde funcionam um café e um bistrô, mas no sentido original, ou seja, onde se servem pratos únicos para serem degustados”, conta. Fiel a sua origem, a casa de Fournier é uma boulangerie (casa de pães), patisserie (confeitaria), épicerrie (venda de queijos e vinhos) e bistrô (restaurante de pratos únicos).

“Eu não tenho um carro-chefe apenas, mas uma grande variedade de croissants, brioches, pains au chocolat e as minhas broas de centeio com nozes são bastante procuradas, assim como as madeleines e os pães de campagne”, conta. “Tem também os macarrons, que só começaram a sair, quando a concorrência também começou a fazer”, ressalta Fournier para demonstrar a importância da concorrência no desenvolvimento do mercado.

As tortas folhadas, tarteletes e bolos somam mais de quarenta variedades, entre as quais de destacam as tortas de frutas vermelhas, frutas coquetel, torta de trufas, bolo de trufas e os suflês de nozes. O paris-bresht é um bolo com pão-de-ló e creme praliné. Freezers e armários acomodam vinhos, frios, queijos, terrines, patês e congelados para serem consumidos em casa. Completam o serviço sanduíches, saladas, quiches, crepes e sopas.

A Prestinaria, aberta em 2001 na Rua Euclides da Cunha, 699-C, é um outro endereço para ser conferido dentro das casas especializadas na produção de pães e doces.  A casa é um misto de empório, café e padaria, que diariamente serve mais de oitenta itens, com grande destaque para os pães. Entre eles, as baguettes, o pão ciabatta e outros diversos, como o petipan, pão francês integral, sem adição de açúcar ou gordura.

Entre os doces, além dos sorvetes, o brownie é um dos grandes chamarizes da casa. Há cinco tipos de brownie: tradicional, limão, amora, damasco e nozes. O bolo integral com castanhas, para quem prefere um lanche mais despretensioso é uma boa pedida. As criações da casa levam a assinatura do casal André e Sandra Puppi.
A Provence Boulangerie, na Rua Bruno Filgueira, 548, é outro endereço que oferece uma boa variedade de pães. Denise Carvalho, dona da casa, morou oito anos em Paris onde participou dos cursos do Le Cordon Bleu, mas que decidiu investir nos doces e pães com receitas exclusivas atraem os clientes.

São quase 30 tipos preparados em três tamanhos — grande, médio e individual —, conforme a necessidade do freguês. Um dos segredos: a massa descansa 24 horas em uma câmara de refrigeração, tempo suficiente para agregar os sabores de todos os ingredientes. A casa foi aberta em 2003. (AE)