Foto: Isabella Nishijima

Após quase um ano, a ímã volta aos palcos com novidades: músicas novas, uma parceria com o diretor de teatro e performer Ricardo Nolasco e a participação especial da artista múltipla Ava Rocha, com quem a banda tocará canções da própria Ava e músicas dos álbuns “ímã de nove pontas” e “Furiosa Aberta” – lançados nos últimos anos pelo grupo residente em Curitiba.   

O novo show conta ainda com a iluminadora Semy Monastier, numa parceria direta com projeções de Felipe Drehmer para criar atmosferas e texturas visuais que percorrem o encontro das músicas da ímã com a arte de Ava Rocha. A Nave Maravilha é o resultado de uma experiência de criação tão real quanto alegórica, ora intensa e contundente, ora suave e descontraída.

Marcado por sua participação nos projetos da Selvática Ações Artísticas, por sua pesquisa e criação nos universos do teatro, do cabaré e outras artes performáticas, Ricardo Nolasco dá um toque especial nessa colagem de estéticas e textos musicais, propondo uma costura pelas obras inquietas de ímã e Ava, num recorte a partir de trabalhos que se comunicam fortemente.

À bordo de sua Nave Maravilha, a ímã compartilha uma nova fase, com nova formação (com a chegada da cantora e atriz Fernanda Fuchs – @malhassaum – e da produtora e artista Tayná Miessa), além de músicas inéditas para o público, incluindo um novo single produzido por Leonardo Gumiero que será lançado dentro de poucos dias: “Cachê, cachê, cachê!”, canção já conhecida no repertório da banda e que usa da ironia para tratar de dinheiro (ou mesmo a falta dele), no contexto de um grupo independente de fora dos maiores centros de produção e distribuição musical. 

Além dos shows nas noites dos dias 21 e 22/10 (sábado e domingo), ímã e Ava Rocha estarão juntes em um bate-papo a ser realizado na sexta-feira 20/10, às 19h no Conservatório de MPB de Curitiba – com entrada gratuita – para conversar com o público sobre carreira, processos criativos e muito mais. 

Ava Rocha é cantora, compositora, cineasta, performer, artista visual e sonora, montadora e poeta que extrapola as fronteiras das linguagens. Em uma longa carreira, além do recém-nascido disco Néktar (2023), a artista já lançou os discos solos “Ava Patrya Yndia Yracema” (2015) e “Trança” (2018), os singles “Lingua Loka” (2016) e “Ambar” de Adriana Calcanhoto (2019), o compacto Sal Gruesa, com a banda colombiana Los Toscos (2020) e inúmeras participações em discos como os de Jards Macalé, Anelis Assumpção, Negro Leo, Iara Rennó, entre outros. Seu primeiro álbum solo foi apontado como o quarto melhor de 2015 pelo crítico Ben Ratliff, do jornal The New York Times e ainda venceu o Prêmio Multishow nas categorias Artista Revelação e Novo Hit com a música Você Não Vai Passar.

Sobre a imã – existente desde 2016, a partir da iniciativa de Lu Faccini, desde o início a banda busca unir gêneros e texturas musicais para tensionar diferentes parâmetros na canção popular brasileira. Além dos seus álbuns oficiais (que contam com participações de artistas como as poetas Julia Raiz, Natasha Tinet e Francisco Mallmann, em “Furiosa Aberta”, e Soema Montenegro, Cacau de Sá e Roseane Santos em “ímã de nove pontas”), a banda também já lançou o clipe do single “Incendeia” e os lyric videos de “Mangueador” e “Memória do Chão”.  

O grupo também integra a Queda Livre, articulação de artistas que ocorre de forma orgânica desde 2018 e já lançou também os trabalhos “Fronteiriça” (2020), de Roseane Santos; Livro Vivo (2021), de Luciano Faccini e Roseane Santos; Waltel 92 (2021) e o álbum 8 (2022), ambos de Francisco Okabe.

SERVIÇO:

Nave Maravilha, por ímã e Ava Rocha, ao vivo no Teatro Paiol | 21 e 22 de outubro | 20h

_Endereço: R. Cel. Zacarias, 51 – Prado Velho, Curitiba

_valor: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia) com ingressos à venda pelo site www.deubalada.com  

Bate-papo com ímã e Ava Rocha no Conservatório de MPB de Curitiba | 20 de outubro | 19h

_Endereço: R. Mateus Leme, 66, São Francisco

_Entrada franca

PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. 

Conheça a ímã

@imadenovepontas | linktr.ee/imadenovepontas

Conheça Ava Rocha

@avarocha | linktr.ee/avarocha

Conheça Ricardo Nolasco e a Selvática Produções Artísticas

@ricardamomo | @selvaticaoficial | linktr.ee/selvaticaoficial

Conheça a Queda Livre Coletiva

@QuedaLivreColetiva | linktr.ee/QuedaLivreColetiva

Ficha Técnica

Daniel D’Alessandro (bateria e percussão), Dayane Battisti (violoncelo, guitarra, cavaco e voz), Francisco Okabe (violão de 7 cordas, cavaco e flauta transversal), Guilherme Nunes (guitarra), Leonardo Gumiero (baixo, sintetizador e voz), Luciano Faccini (guitarra, clarinete, percussão e voz), Mariana Ribeiro (percussão, sintetizador e voz) e Fernanda Fuchs (voz e percussão)

Convidada: Ava Rocha

Direção musical: ímã

Direção: Ricardo Nolasco e Lu Faccini

Iluminação: Semy Monastier

Projeções: Felipe Drehmer

Técnica de som: Acácio Guedes e Germano Xavier

Direção de produção e coordenação de projeto: Lu Faccini

Produção executiva: Moira Albuquerque

Assistente de produção: Greice Barros e Tayná Miessa

Arte gráfica: Tayná Miessa

Realização: Queda Livre

Classificação: livre