A rede social Facebook está disponibilizando aos seus usuários uma ferramenta para ajudar na identificação de animais em extinção ou ameaçados e que permite denunciar práticas ilegais. O aplicativo que leva o nome de Extintômetro foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em parceria com 27 conselhos regionais. O objetivo é envolver a sociedade no combate ao tráfico de animais selvagens, uma das maiores causas de extinção de espécies. O Extintômetro traz uma amostra representativa das 627 espécies brasileiras extintas ou ameaçadas de extinção, disponibiliza informações sobre como denunciar o tráfico de animais em cada estado brasileiro e permite que as fotos dos animais sejam usadas como avatar nos perfis pessoais dos usuários do Facebook.

Tráfico de animais no Paraná
O Ibama Paraná autuou em R$ 300 mil um traficante de animais silvestres, preso em flagrante na Região Metropolitana de Curitiba. A operação conjunta realizada esta semana contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil. O infrator foi preso em flagrante com 249 exemplares aves nativas da fauna brasileira, todas sem registro, acondicionadas em péssimas condições de higiene e superlotadas, sem água e alimentos. Entre as aves apreendidas estavam tico-ticos, pintassilgos e saí-beija-flores. O infrator foi enquadrado na Lei de Crimes Ambientais por transporte de aves nativas sem licença, e pela prática de maus tratos.

O superintendente do Ibama no Paraná, Jorge Augusto Callado Afonso, disse que a apreensão demonstra a importância do combate permanente ao tráfico de animais silvestres. Ele também reforçou a necessidade de ações integradas entre Instituições e a participação da sociedade para denunciar crimes contra os animais. Todas as aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres da PUC/IBAMA, onde foram submetidas a tratamento emergencial.

Conselho do Meio Ambiente se reúne hoje
O Conselho Estadual do Meio Ambiente se reúne nesta quarta-feira (15), na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), para discutir a implantação, operação e encerramento de aterros sanitários do Paraná. Além disso, o Conselho também irá debater a Política Estadual de prevenção, controle, erradicação e monitoramento de espécies exóticas invasoras e o Cadastro de Laboratórios de Ensaios Ambientais. O encontro começa às 8h30 e prossegue até 18h.

Seca na Represa do Capivari assusta moradores da região
Moradores da região da Represa do Capivari – localizada em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba – estão assustados com a seca que assola o seu maior ponto turístico. É visível o baixo nível de água para qualquer pessoa que visita a região. O local, que abriga rica diversidade de fauna e flora de Mata Atlântica, vem atingindo os índices de seca históricos.

2º. Concurso APAVE de Fotografia
Termina no próximo dia 31 de outubro o prazo para enviar as imagens inscritas e que serão julgadas no 2º. Concurso APAVE de Fotografia Retratos da Natureza em Curitiba e Região Metropolitana – Categoria Especial 2014: Fotos do Litoral. Podem participar do concurso pessoas de todas as idades. O concurso é realizado de forma voluntária, sem cobrança de taxas de inscrições, com o objetivo de despertar nas pessoas diferentes percepções sobre a natureza por meio da fotografia. Os interessados podem acessar o regulamento no endereço https://drive.google.com/file/d/0B8g_sLFZ16 uCYndJUzNlMjdOV0E/view.

ANA abre inscrições para cursos gratuitos a distância
Até o dia 19 de outubro estão abertas as inscrições para 5 mil vagas em cursos gratuitos a distância, oferecidos pela Agência Nacional de Águas (ANA). Os temas são relacionados aos recursos hídricos, como monitoramento da qualidade da água e comitês de bacias hidrográficas. As inscrições podem ser realizadas através da página de cursos a distância da ANA http://eadana.hospedagemdesites.ws/. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e cada aluno poderá se inscrever em até dois cursos. As inscrições serão encerradas para cada capacitação, quando o número de alunos atingir o total previsto para cada uma delas.

WWF lança campanha “Adote uma Espécie”
A sede brasileira da organização ambiental WWF acaba de lançar mais uma forma de contribuição em que será possível “adotar” uma espécie animal. Para isso, deve-se doar uma quantia em dinheiro e, assim, ajudar os programas de conservação desenvolvidos pela ONG.

A campanha “Adote uma Espécie” tem o objetivo de custear programas importantes como o monitoramento da espécie, o aumento e a expansão do habitat protegido e a redução dos impactos humanos no ambiente natural. Além disso, a contribuição também ajuda outros projetos de conservação da região. Para participar, basta entrar no link http://www.wwf.org.br/participe/adote/ e contribuir com uma doação mensal, a partir de R$54,90.