Os deputados estaduais  do Paraná aprovaram requerimento que pede o arquivamento do projeto de lei 527/2016, que pretendia redução em 70% os limites da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, a maior do Sul do país. O arquivamento foi solicitado pelos próprios autores do projeto, os deputados Plauto Miró (DEM) e Ademar Traiano (PSDB), e teve apoio unânime dos parlamentares pelo arquivamento.

Desde que foi apresentado na Assembleia Legislativa, em novembro de 2016, o projeto causou revolta em diversos setores da sociedade, que viam na redução um enorme retrocesso ambiental. Por outro lado, entidades ligadas ao agronegócio, em especial, a Fundação ABC, argumentavam que o perímetro atual devia ser atualizado.

FAO desenvolve metodologia para mensurar desperdício de alimentos
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricutlura (FAO)  está desenvolvendo uma metodologia para criar um novo índice, o Food Lost Index, com o objetivo de mensurar de maneira mais precisa o desperdício de alimentos no mundo.

Em mensagem de vídeo gravada para o fórum “Perdas e desperdícios de alimentos: contribuição da tecnologia pós-colheita e um olhar para o futuro”, que aconteceu na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Graziano disse que a FAO também analisa a eficácia de políticas como incentivos econômicos para empresas e consumidores que combaterem o desperdício.

Cidade troca lixo plástico por passe livre na Indonésia
A Indonésia é um conhecido destino formado por florestas tropicais, águas cristalinas e muito lixo plástico. Para mudar este quadro,  a cidade de Surabaya está incentivando a reciclagem. Com itens recicláveis na mão, seus moradores podem trocar resíduo por uma passagem de ônibus.  É possível trocar cinco garrafas de plástico, ou 10 copos de plástico, por uma passagem de ônibus no período de duas horas. O câmbio pode ser realizado dentro dos terminais ou diretamente no veículo, literalmente, pagando o bilhete com plástico. Por dia, cada ônibus pode coletar até 550 “libras de plástico”.

Flora é retratada em aquarela e lápis de cor
A mostra Plantas Brasileiras – de Artistas que se dedicam à arte botânica – está sendo exibida  no Memorial de Curitiba. A exposição reúne 77 obras feitas em aquarela e lápis de cor, que retratam a flora brasileira.