Resumo do dia

Bem rapidinho: o que foi notícia nesta quinta-feira, 26 de maio

Síndrome respiratória grave apresenta tendência de alta em 20 capitais, incluindo Curitiba

Chega a 20 o número de capitais brasileiras com tendência de aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o Boletim Infogripe divulgado hoje (26) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A fundação informa que há um sinal contínuo de aumento dos casos de covid-19 em todas as regiões do país. Curitiba está na lista.

 

Curitiba registra duas mortes e 1.743 casos de Covid-19; casos ativos têm leve queda

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, nesta quinta-feira (26/5), 1.743 novos casos de covid-19 e dois óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus (todos nas últimas 48 horas). As vítimas são um homem e uma mulher, com 74 e 79 anos, respectivamente. Até o momento foram contabilizadas 8.281 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

 

Aprovação de lei federal sobre ICMS vai causar rombo de R$ 6 bilhões nas contas do Paraná

A proposta aprovada pela Câmara Federal na quarta-feira (25) que reduz a alíquota do ICMS de combustíveis, transportes, energia e telecomunicações (PLP 18/2022) para 17% vai causar prejuízos ao orçamento do Paraná, com impacto direto no equilíbrio das contas públicas.

 

ANS aprova reajuste de 15,5% para planos de saúde, maior aumento desde 2000

Com o aval do Ministério da Economia, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou nesta quinta-feira, 26, um reajuste de até 15,5% no valor dos planos individuais e familiares. O argumento é que houve aumento das despesas das operadoras, com procedimentos eletivos, por exemplo, em 2021.  Este é o maior aumento desde o início da série histórica, em 2000.

 

Athletico aplica sua maior goleada na história da Libertadores e garante vaga

O Athletico Paranaense está nas oitavas de final da Libertadores 2022. A classificação foi garantida nessa quinta-feira (dia 26) à noite, na Arena da Baixada, com a vitória por 5 a 1 sobre o Caracas, pela 6ª e última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, com gols de Pablo (2), Christian (2) e Pedro Rocha (1). O time paranaense terminou em 2º lugar do Grupo B, atrás do Libertad no critério de desempate (saldo de gols).

 

Terremoto no Peru faz cidade do Paraná 'tremer'; prédio foi evacuado

Um intenso terremoto registrado no Peru na manhã desta quinta (26) foi sentido no Brasil do Rio Grande do Sul ao Amazonas, causando apreensão em algumas localidades. O sismo teve magnitude de 7,2, de acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) e o epicentro foi localizado nas imediações da cidade de Azángaro a uma profundidade de 218 quilômetros.

 

Câmara de Curitiba decide na sexta-feira sobre cassação de vereador Éder Borges

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba se reúne amanhã para tomar uma decisão sobre o pedido de cassação do mandato do vereador Éder Borges (PP), condenado pela Justiça por difamação contra a APP-Sindicato - entidade que representa os professores e funcionários da rede pública estadual. A reunião foi marcada hoje, depois que o Conselho de Ética da Casa devolveu o processo para a Mesa Diretora, afirmando que cabe ao presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma (PROS), decidir sobre o caso.

 

Adolescente de 17 anos é morta com mais de dez tiros no Santa Quitéria, em Curitiba

Uma adolescente, de 17 anos, foi morta com mais de dez tiros, na tarde desta quinta (26), na Portelinha, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba. De acordo com informações da Polícia Militar, o local é conhecido por ser ponto de tráfico de drogas.

 

Júri popular de ex-policial acusada de matar copeira começa com protesto e vistoria em local do crime

Começou na tarde desta quinta (26) o júri popular da ex-policial civil Kátia das Graças Belo, acusada de matar a copeira Rosaira Miranda da Silva. Em 23 de dezembro de 2016, a então policial se irritou com o barulho de uma festa e atirou da janela do apartamento para o prédio ao lado no bairro Centro Cívico, em Curitiba. A vítima estava em uma confraternização com a equipe de trabalho, nos fundos de um lava a jato, e foi atingida na cabeça. Após nove dias de internação, ela morreu.

 

Lula tem 48% contra 27% de Bolsonaro e poderia vencer no primeiro turno

Pesquisa do Datafolha divulgada hoje aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 48% das intenções de voto para a presidência, contra 27% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o levantamento, Lula abriu uma vantagem de 28 pontos em relação a Bolsonaro e poderia vencer no primeiro turno.