Por 7 votos a 4, CPI da Covid aprova relatório que responsabiliza Bolsonaro

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid no Senado aprovou nesta terça-feira (26), por 7 votos a 4, relatório final do senador Renan Calheiros (MDB/AL) que pede indiciamento do presidente Jair Bolsonaro, de ministros de seu governo e de três filhos do presidente, dentre outros apoiadores por crimes de epidemia, infração de medida sanitária, charlatanismo e crimes de responsabilidade. Além disso, ao longo da CPI instalada em abril, a comissão determinou que também passassem a ser investigadas uma série de pessoas ligadas ao governo, empresas farmacêuticas, intermediários e lobistas. O relatório sugere o indiciamento de 78 pessoas e mais duas empresas.

 

Curitiba registra quatro mortes e 92 casos de covid-19; casos ativos são 2.048

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, nesta terça-feira (26), 92 novos casos de covid-19 e quatro óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. Três destes óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. As vítimas são três homens e uma mulher, com idades entre 62 e 71 anos, todos com mais de 60 anos. Até o momento foram contabilizadas 7.726 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

 

Reservatórios chegam a 60% na Grande Curitiba e Sanepar vai estudar alteração do rodízio de água

A média de ocupação dos reservatórios da Sanepar que abastecem Curitiba e Região Metropolitana chegou a 60% nesta semana e a Sanepar vai estudar a partir do próximo mês a alteração no rodízio do abastecimento, ou seja passar de intervalo de 36 horas sem água para 48 horas. Nesta terça-feira (25), segundo a Sanepar, a média é de 60,09%. A última vez em que o índice superou os 60% foi há mais de cinco meses, entre os dias 12 de março e 4 de abril, com 60,85%.

 

Com gol de vice-artilheiro, Coritiba arranca empate em Maceió e fica perto do acesso

O Coritiba empatou em 1 a 1 com o CRB, nessa terça-feira (dia 26) à noite, em Maceió, pela 32ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense segue na liderança, com 58 pontos, três à frente do vice Botafogo. A equipe alagoana está na 5ª colocação, com 51 pontos. Os quatro primeiros serão promovidos à Série A ao final da competição (38 rodadas). Com a folga de sete pontos para o quinto colocado e apenas seis rodadas restantes, o Coritiba fica muito perto do acesso à primeira divisão.

 

Paraná oferece moratória e acesso a crédito para municípios afetados pelo temporal

O governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou nesta terça (26) que municípios que decretarem situação de emergência ou calamidade em decorrência dos prejuízos provocados pelo temporal que atingiu as regiões Oeste, Noroeste e Norte do Estado no fim de semana poderão obter uma moratória no pagamento de financiamentos contratados com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e com a Fomento Paraná, além de acesso a crédito novo para obras de reconstrução.

 

Curitiba vacina com dose de reforço idosos que receberam segunda aplicação até 15 de abril

Nesta quarta-feira (27), a dose de reforço da vacina contra a covid-19 estará disponível para as pessoas com 75 anos ou mais que receberam a segunda aplicação até, no máximo, os dias 14 e 15 de abril. A dose complementar também estará disponível para pessoas imunossuprimidas vacinadas com segunda dose até, no máximo, 29 de setembro.

 

Câmara confirma aumento de contribuição de servidores aposentados de Curitiba

A Câmara Municipal de Curitiba confirmou hoje a aprovação, em segundo turno, por 27 votos a 11, do projeto do prefeito Rafael Greca (DEM) que aumenta a contribuição previdenciária de servidores aposentados da Capital e a idade mínima para a aposentadoria . A justificativa do prefeito é atualizar as regras da previdência municipal às mudanças aprovadas pelo Congresso com a reforma da previdência.

 

Curitiba bate recorde com geração de 38,9 mil novas vagas com carteira assinada até setembro

Curitiba bateu mais um recorde com a criação de 38.979 vagas com carteira assinada de janeiro a setembro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, nesta terça-feira (26). A Capital paranaense foi a quinta cidade do País com maior saldo no período, atrás de São Paulo (322.027); Belo Horizonte (55.886); Rio de Janeiro (52.390) e Brasília (47.472). O número consolida o movimento de recuperação, após o impacto da pandemia de covid-19 encolher o mercado de trabalho em todo país.

 

Bar de Curitiba adere ao ‘Fora, Bolsonaro’ e proíbe acesso de clientes não vacinados

Mais um bar de Curitiba aderiu ao “Fora, Bolsonaro”. Nesta terça-feira (26 de outubro), foi vez do Cosmos Gastrobar anunciar em suas redes sociais o posicionamento político. Na postagem, a empresa escreveu o seguinte: “A partir de hoje é: FORA BOLSONARO. Dentro só vacinado. Só vamos permitir a entrada com comprovante de vacinação. Negacionista não entra aqui não”.

 

Vereador Éder Borges é condenado por difamação contra a APP-Sindicato

A 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais de Curitiba condenou o vereador de Curitiba, Éder Borges (PSD), por difamação contra a APP-Sindicato, que representa professores e funcionários de escolas públicas do Paraná. Borges publicou nas redes sociais montagem de fotos acompanhada de texto atribuindo à APP a manipulação ideológica de estudantes.