Franklin de Freitas – Desfile de moda: designer encontra amplas oportunidades no setor têxtil e/ou de confecção

O curso de Design de Moda é a porta de entrada de uma carreira para o profissional responsável pela criação de peças de vestuário, acessórios e calçados. O profissional da área deve dominar as referências históricas, conhecer diferentes estilos e estar sempre por dentro das tendências. De acordo com a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), que oferece o curso em Curitiba, faz parte da grade o estudo do comportamento do consumidor, modelagem básica e teoria do Design. Essas disciplinas que ajudam a responder a pergunta “o que é Design de Moda”, além de ensinar sobre empreendedorismo, ergonomia e processos têxteis mais adiante.

“A grade curricular da faculdade de Design de Moda em Curitiba inclui projetos interdisciplinares sobre vestuário, acessórios, figurino, jóias e design. Você também pode cursar uma disciplina optativa de acordo com seus interesses”, diz a descrição do curso. Entre os pré-requisitos para o profissional, que também é trabalhado no curso, está o domínio do desenho técnico para colocar ideias no papel com precisão; estar por dentro das tendências, antecipando aquilo que seu público quer em seguida; e ter consciência comercial para entender como orçamento, marketing e vendas se aplicam ao seu negócio ou impactam o consumidor final”, diz.

Mais profissões criativas: Porque paisagismo pode se tornar a sua ‘profissão dos sonhos’

O Designer de Moda encontra amplas oportunidades no setor têxtil e/ou de confecção, incluindo lojas de departamento e marcas independentes. No que diz respeito à atuação profissional, o egresso da faculdade de Design de Moda em Curitiba pode trabalhar com: consultoria de estilo; assistente editorial para publicações especializadas; gestão da cadeia produtiva, seja na manufatura ou no varejo (criação de uma coleção, produção e venda). O salário médio para o estilista de moda é de R$ 2.465, sendo a região Sudeste e Sul as que melhor remuneram seus profissionais. Além de saber tudo sobre Design de Moda, é fundamental participar de eventos da área para ampliar a rede de contatos, entender as necessidades do mercado da moda e aprimorar a sensibilidade para os negócios.

Onde estudar Moda em Curitiba

Tuiuti

Inscrições: vestibular agendado
Duração: 4 anos
Quanto: mensalidade de R$ 704,90

O ‘BEM PARANÁ’ publica diariamente a série Profissões Criativas, com o objetivo de mostrar ao leitor uma nova visão e oportunidades no mercado de trabalho.
Textos: Narley Resende
Edição: Lycio Vellozo