Jaelson Lucas / ANPr – “Encontro aconteceu no Ippuc: parceria”

A governadora Cida Borghetti e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, se reuniram na tarde de ontem para discutir ações conjuntas de integração da capital com a Região Metropolitana. Os projetos são nas áreas de mobilidade urbana, habitação, desfavelamento, infraestrutura, segurança pública e ligações metropolitanas. O encontro foi no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
A reunião de trabalho, avaliou a governadora, foi importante para avaliar os projetos e alinhar os próximos passos. “A capital e seus municípios formam uma cidade só do ponto de vista de ocupação. Por isso, precisamos de ações que atendam os anseios dessa importante região”, disse Cida.
Os projetos são estratégicos para o desenvolvimento integrado da RMC, disse o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur. “É muito importante que a governadora tenha ciência dos projetos em curso para que possamos trabalhar juntos com o Estado na melhoria da região. Curitiba depende da região metropolitana e a região metropolitana depende de Curitiba. E a sinergia entre o Estado e a capital é muito importante para que as ações aconteçam”, afirmou Jamur.
 Constituída por 29 municípios, a RMC concentra 30,86% da população do Paraná e é considerada a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil, com 3.223.836 habitantes. Fica próxima dos principais mercados produtores e consumidores brasileiros, além de países do Mercosul.