Nesta sexta-feira (6/12), dia de São Nicolau, 500 curitibinhas das escolas municipais de Curitiba aplaudiram, com o prefeito Rafael Greca, o auto O Sentido do Natal, na Rua da Cidadania do Cajuru. As crianças aprenderam que a partir da imagem do santo foi criada a figura do Papai Noel.

“É uma grande alegria estar com vocês nesta festa tão linda. Vamos assistir a essa peça que vai nos recordar o nascimento do menino Jesus, no dia de São Nicolau, o Papai Noel”, disse o prefeito.

O espetáculo integra programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais e foi assistido por estudantes das escolas municipais CEI Ritta Anna de Cássia, Irati, Ayrton Senna da Silva e Durival Britto e Silva, do Cajuru; João Macedo Filho, Maria Marli Piovesan, do Uberaba; e Eneas Marques dos Santos e CEI Eva da Silva, do Capão da Imbuia.

A peça contou a história da origem do Natal, com Maria, José, os três Reis Magos na noite do nascimento de Jesus. O espetáculo teve tradução simultânea em Libras (Lingua Brasileira de Sinais).

“Gostei muito da apresentação. A Maria estava bonita. Foi tudo muito bonito e divertido”, disse Emily, 8 anos, estudante do CEI Ritta Anna de Cássia.

A encenação lembrou à criançada que o Natal celebra um nascimento especial e tem de ser celebrado com beleza. Por isso as casas e cidades são enfeitadas com árvores e luzes.

Ao final da peça, as crianças cantaram a música Vem que está Chegando o Natal e presentearam o prefeito e a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila. Greca recebeu um quadro com a fachada do CEI Ritta Anna de Cássia e agradeceu o carinho dos curitibinhas.

“Agradeço a todos os 500 curitibinhas, as vozes que chamaram para o Cajuru os anjos do Natal”, disse o prefeito.

Famílias convidadas
“É muito bom ter esse teatro de Natal para ir preparando o espírito das famílias”, disse a dona de casa Jussara de Oliveira, 68 anos. Ela foi acompanhar a neta, Isadora, 10 anos, aluna da Escola Municipal Omar Sabbag.

“A escola avisou que ela vinha assistir ao auto e que as famílias também podiam acompanhar. Achei muito bom”, falou a avó. Na família, contou, as decorações natalinas começam meses antes de o dia 25 de dezembro chegar.

Música e diversão
As crianças também viram a apresentação de músicas natalinas executadas pela Banda Lyra Curitibana e se divertiram com as brincadeiras comandadas pelos personagens Curitibinha e Homem Aranha.

O Sentido do Natal é um espetáculo produzido pela Fundação Cultural de Curitiba. As apresentações nos bairros ainda vão ocorrer nas Ruas da Cidadania do Boqueirão, da Matriz e do Pinheirinho.

Presenças
Também participaram a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro; o vereador Serginho do Posto; a administradora da Regional Cajuru, Adriane Cristina dos Santos; e a coordenadora do Natal de Curitiba, Cynthia Maia.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 com o patrocínio dos Supermercados Condor, Caixa Econômica Federal/Governo Federal, Electrolux, Volvo, Samar Iluminação, Servopa, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf) e ParkShopping Barigui. A programação de espetáculos vai até 23 de dezembro e a decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: natal.curitiba.pr.gov.br

A programação está sujeita a alterações.