Ascom/PMA

Visando facilitar o acesso dos moradores à vacina contra a febre amarela em horário diferenciado, a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) confirmou que três unidades básicas de saúde abrirão nesta semana (25/02 a 01/03) durante o período da noite exclusivamente para esta vacinação. A vacina é destinada a pessoas de 9 meses a 59 anos. As unidades do Tupy, Boqueirão e do Califórnia estarão abertas das 17h às 20 horas para vacinar todas as pessoas que nunca tomaram a vacina, independente do local onde moram.

Quem já recebeu uma dose da vacina (mesmo que há muito tempo) não precisa de outra; já está protegido. A recomendação é que o usuário leve carteira de vacinação e um documento de identificação. No caso de quem não tem como comprovar ter tomado a vacina, a recomendação da Saúde é para que a vacina seja fornecida.

Araucária não tem casos registrados de febre amarela. E para o município continuar sem casos é que a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) está com diversas estratégias para intensificar a vacinação voltada para quem nunca tomou a dose. Todas as unidades básicas de saúde de Araucária estão realizando a vacinação de segunda a sexta-feira. As senhas da sala de vacinação estão sendo entregues, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 nas unidades da área urbana e das 8h30 às 16h na área rural.

Ressalvas – Pessoas acima de 60 anos, gestantes, mulheres amamentando, pessoas que apresentam reação alérgica grave a ovo e pessoas com HIV/AIDS devem buscar orientação com os profissionais de saúde para avaliar se a vacinação nesses casos é recomendada ou não. Bebês menores de 9 meses, pessoas que passam por quimioterapia ou radioterapia, transplantados são exemplos de algumas das situações em que a vacina não é indicada. Os profissionais de saúde da unidade básica mais próxima podem esclarecer quaisquer dúvidas sobre quem pode ou não ser vacinado.

Endereços:

Unidade de Saúde do Boqueirão (UBS Dom Inácio Krause): Avenida Independência, nº 1.256, Porto das Laranjeiras.
Unidade de Saúde do Califórnia (UBSF Valmir Herves de Lima): Rua Tesoureiro, nº 1.957, Jd. Califórnia
Unidade de Saúde do Tupy (UBSF São José): Rua Malva, s/nº, Campina da Barra.