Juninho
Juninho (Crédito: Divulgação/Instagram/@fkqarabagh)

O atacante Juninho, 27 anos, foi o melhor em campo no empate em 2 a 2 do Qarabag com o Bayer Leverkusen, em Baku, na partida de ida das oitavas de final da Liga Europa. Revelado pelo Athletico Paranaense, o jogador marcou um dos gols e deu a assistância para o outro, marcado pelo argelino Yassine Benzia (29 anos, ex-Lyon-FRA).

O time do Azerbaijão vencia a partida por 2 a 1 até os 47 minutos do segundo tempo, quando o centroavante tcheco Schick marcou o gol de empate. O primeiro gol da equipe alemã foi do meia Wirtz.

Maior invicto do futebol europeu
O placar derrubava o maior invicto do futebol europeu. Comandado pelo técnico Xabi Alonso, o Bayer Leverkusen soma 30 vitórias e cinco empates na temporada 2023/24. A última derrota da equipe alemã ocorreu em maio de 2023, na última rodada da Bundesliga na temporada 2022/23. O Leverkusen lidera o campeonato nacional, com dez pontos de vantagem em relação ao Bayern Munich.

Juninho
Revelado na base do Athletico, Juninho começou jogando como ponta e estreou como profissional em 2016. Naquele ano, foi usado pelo técnico Paulo Autuori em 11 partidas (duas como titular). Foram sete partidas pelo Brasileirão e quatro pela Copa do Brasil. Não fez gols ou deu assistências. Em 2017, foi emprestado ao Brasil de Pelotas e atuou na Série B. Ao 2018, jogou por empréstimo no Grêmio Novorizontino e no Figueirense. Em 2019, só foi utilizado pelo Athletico em uma partida do Paranaense e, em seguida, acabou novamente emprestado, mas dessa vez para o Vila Nova.

Em 2020, Juninho foi cedido ao Estoril Praia, onde conseguiu se destacar na segunda divisão portuguesa, com seis gols e três assistências em 24 partidas. O vínculo com o Athletico acabou em 2020, quando o jogador assinou com o Chaves, de Portugal. Somou 13 gols e duas assistências em 82 jogos em três temporadas pelo clube.

Comprado por 450 mil euros
Em julho de 2023, o Qarabag resolvou pagar 450 mil euros por Juninho. No clube do Azerbaijão, passou a ser usado como centroavante e virou artilheiro, com 21 gols em 41 jogos. Na Liga Europa, ele soma três gols em nove jogos.

Qarabag
Dez vezes campeão do Azerbaijão, o Qarabag vem conseguindo boas campanhas em competições europeias nas últimas temporadas. Chegou à fase de grupos da Liga Europa em oito das últimas dez edições. Em 2017/18, conseguiu a façanha de chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Em 2023/24, faz a melhor campanha da sua história ao chegar às oitavas de final da Liga Europa. O jogo de volta contra o Leverkusen, na Alemanha, será em 14 de março.

Elenco
Além de Juninho, o Qarabag conta com o volante Júlio Romão, 25 anos, outro jogador revelado na base do Athletico. Ele nunca chegou a atuar profissionalmente pelo Furacão e, no seu primeiro ano depois da base, acabou emprestado para a Ponte Preta. Ele se destacou pelo Santa Clara, de Portugal, antes de chegar ao Azerbaijão.