Pimentel resposta sobre UPAs lotadas
Reprodução Instagram

Com mais de 50 mil seguidores no Instagram, o pré-candidato do PSD à prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel, é muito ativo na rede social. Posta muitos vídeos das atividades oficiais como vice-prefeito e secretário de estado das Cidades, mas também mostra algumas agendas mais pessoais e familiares. Nesta segunda-feira (16), o seu tradicional cumprimento de começo de semana rendeu uma resposta mal-humorada de um seguidor que se queixou das UPAs lotadas.

“Bom dia, pessoal! Uma ótima semana a todos. Por aqui, o trabalho não para! Sigo cumprindo o meu papel para fazer o melhor pela nossa cidade! Me conta, quais são os planos para a semana?”, disse o pré-candidato. Não demorou muito e veio a resposta: “O senhor como Vice Prefeito deveria estar preocupado com as UPAs lotadas, hospitais da capital lotados, povo aguardando 6 a 8 horas nessas UPAs, ao invés de estar postando fotinha bonitinha…. Qual o plano pra resolver esse problema?”

Em sua longa resposta, Pimentel falou do aumento da demanda nas UPAS por causa das doenças respiratórias e outros problemas comuns nesta época:

“O monitoramento do sistema de saúde é constante. Ele é modulado conforme a demanda, a gravidade e os tipos de problemas de saúde que surgem.

Neste momento, há um aumento de demanda e pressão no sistema causados pelos atendimentos de casos respiratórios, crises hipertensivas e de glicemia, e suspeita de dengue.

A SMS reforça à população para que procure as 104 unidades básicas de saúde ou a Central Saúde Já Curitiba, em casos leves ou não urgentes.

As UPAs são unidades de porta-aberta, ou seja, atendem a todos que as procuram, independente do local de residência do paciente, inclusive moradores da Região Metropolitana. Essas unidades são voltadas ao atendimento de casos graves e de emergências de saúde.

As UPAs trabalham com um sistema de classificação de risco. Assim, aqueles pacientes com queixas mais urgentes são priorizados, enquanto os demais casos podem aguardar mais tempo.”

Leia também: CNJ afasta Hardt e mais três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região