vozes da resistência lançamento
Reprodução da capa do livro, com foto de Edson Jansen

O livro de memórias Vozes da Resistência, com relato de 60 ativistas da resistência à ditadura no Paraná será lançado dia 14 de maio em Curitiba. São quase 450 páginas, escritas tanto por protagonistas das lutas pela democracia nos anos do regime militar, como por filhos e filhas  dos que já morreram. A foto de capa do livro é do repórter fotográfico Edson Jansen, morto em 2012, que venceu o prêmio Esso de melhor fotografia com o flagrante que fez em 1968. A foto mostra um estudante enfrentando os policiais armado apenas com um estilingue.

Segundo os autores, a proposta de publicar o livro surgiu a partir da troca de ideias no grupo de whattsApp da seção paranaense do Movimento Geração 68. O grupo, que foi criado em janeiro de 2021, é um espaço de encontros e de lembranças. Seus membros estão beirando os 80 anos, alguns deles até um pouco mais. 

“Lançada a proposta, os rapazes e moças dos anos rebeldes foram em busca de suas memórias, remoendo recordações e lambendo feridas.  Em pouco mais de um mês, os textos foram escritos, e da parede da memória, vieram à tona, lembranças da ocupação do prédio da Reitora da UFPR, em 14 de maio de 1968, as prisões no Congresso da UNE, em 13 de outubro de 1968 e no Congresso Regional da UNE, realizado no bairro do Boqueirão, em 17 de dezembro de 1968”, diz o texto da divulgação do livro.

“Vozes da Resistência é um livro que fala das heróicas mães, que abraçaram a causa de seus filhos e filhas ao visitá-los nas prisões. Da freira que levava cartinhas escondidas no hábito, do jovem, hoje médico conceituado, que enfrentou a repressão com um estilingue e das poesias, como forma de contestação à tirania,  escritas nos muros curitibanos. Enfim, é um registro importante do Paraná nos anos tenebrosos da ditadura militar e da permanente luta de homens e mulheres, que apesar da idade, ainda tem estrelas nos olhos”, segue o texto.

Serviço

“Vozes da Resistência, Memórias da Luta contra a Ditadura Militar no Paraná”

Relatos de 60 autores, organização de Aluísio Palmar

Editora Banquinho – Curitiba

Lançamentos 

 Dia 14 de maio 

10h –  Prédio da Reitoria da UFPR

19h – Auditório da Faculdade de Direito – UFPR

Leia também: Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu, no Paraná