12policia3
Foto: PCPR

Uma adolescente de 17 anos está sendo investigado pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) por ameaça a ex-namorada, de 15 anos, com a divulgação de fotos íntimas. A adolescente é brasileira mas mora nos Estados Unidos, na Flórida, onde procurou proteção policial.

O adolescente investigado mora em Castro, nos Campos Gerais do Paraná. Ele foi alvo nesta quinta-feira, 18 de abril, de uma operação. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em residências de Castro e Ponta Grossa – onde o adolescente residia.

A investigação apura os atos infracionais análogos aos crimes de perseguição, cyberbullying e ameaça de divulgação de imagens de conteúdo sexual.

Os dois teriam um relacionamento por um ano. A ameaça foi feita quando a adolescente quis terminar o namoro. Ela relatou que ele começou a ameaça-la. Na operação, foram apreendidos eletrônicos que agora serão analisados pela equipe de investigação para reunir provas e apurar se há outras vítimas.

Como o adolescente está colaborando com a investigação e não divulgou as imagens, a princípio a polícia não pedirá a internação dele.

“Revenge porn”
A operação foi chamada de “Revenge”, em alusão à expressão “revenge porn”, termo em inglês que significa “pornografia de vingança”.

Nela o autor utiliza fotos e/ou vídeos da própria vítima para ‘se vingar’, ameaçando ou efetivamente divulgando estas fotos na internet.