patricia almeida
Crédito: Patrícia Almeida

Após o sucesso na Biblioteca Pública do Paraná, o projeto artístico “Biblioteca de Dança” está de volta a Curitiba. Trata-se de uma instalação coreográfica na qual artistas se transformam em “livros vivos”, compartilhando memórias de espetáculos que marcaram suas vidas, em uma troca única com o público, corpo a corpo, ao redor das mesas da biblioteca. 

A obra coreográfica tem direção de Jorge Alencar e Neto Machado e ambos também se transformam em livros em Curitiba ao lado de Cândida Monte, Laremi Paixão, Priscilla Pontes, Raphael Fernandes e Rubia Romani. 

As apresentações ocorrerão nos dias 19 de abril, sexta, das 16h às 19h, e no dia 20 de abril, sábado, das 9h às 12h. Todas as sessões são gratuitas e é possível chegar na hora que quiser, permanecer por quanto tempo desejar e escolher quais “livros vivos” vai folhear, como em qualquer ida cotidiana a uma biblioteca: mexer nos livros das estantes, se interessar por um ou outro, ler uma obra por inteiro ou passar por várias.

“Biblioteca de Dança” é um espaço que reúne ficção, história, teoria e poesia, formando uma rede de memórias entre artistas e públicos, que se multiplicam por meio de diversas percepções, cruzamentos e leituras. Esta temporada é realizada com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Sobre a “Biblioteca de Dança”

Como se documenta dança com o próprio corpo? Como coreografar histórias a partir de afetos? Como ir além da “história oficial” produzindo conhecimento coletivamente? O que pode uma obra de arte na vida de uma pessoa? Com palavras, gestos, objetos e movimentos, artistas põem em relevo a capacidade de criações artísticas atravessarem a vida de alguém.

A “Biblioteca de Dança” foi desenvolvida em três renomadas residências artísticas internacionais: Akademie Schloss Solitude (Stuttgart – Alemanha), #StationONE – Service for Contemporary Dance (Belgrado – Sérvia) e Graner – Centro de Creación Del Cuerpo y el Movimiento (Barcelona – Espanha), com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Desde então, a obra tem circulado por diversas cidades do Brasil e participado de eventos e espaços culturais importantes.

SERVIÇO

“Biblioteca de Dança”

Local: Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba/PR)

Quando: 19 e 20 de abril (sexta das 16h às 19h e sábado das 9 às 12h)

Entrada gratuita. É possível chegar e sair a qualquer momento nesse período.

FICHA TÉCNICA

Direção: Jorge Alencar e Neto Machado

Criação e Performance: Cândida Monte, Jorge Alencar, Laremi Paixão, Neto Machado, Priscilla Pontes, Raphael Fernandes e Rubia Romani

Projeto Gráfico: Bernardo Stumpf

Direção de Produção: Wellington Guitti