Rudolf Otto: teólogo nascido em 25 de setembro de 1869, Peine, Prússia e falecido em 6 de março de 1937, Marburg , Alemanha (Imagem: Divulgação).

Rudolf Otto foi um teólogo, filósofo e historiador da religião que exerceu grande influência no campo das Ciências das Religiões por meio de sua investigação da experiência do homem com o Sagrado. É autor da obra Das Heilige (1917), traduzida como “A Ideia do Sagrado” (1923), sua obra mais importante e que também é referência na área de estudos das culturas religiosas, até os dias de hoje.

Em linhas gerais, a obra explora a natureza do Sagrado, que Otto define como uma experiência que transcende o mundo natural e racional e é caracterizada por uma sensação de mistério e fascinação.

O Sagrado

Otto argumenta que o sagrado é uma experiência universal, presente em todas as culturas e religiões, e que é caracterizado por dois aspectos principais: o “numinoso” e o “misterioso”. O numinoso é a sensação de presença divina que acompanha a experiência do sagrado, enquanto o misterioso é a sensação de que a experiência é insondável e incompreensível.

Otto também argumenta que o sagrado é diferente de outras experiências religiosas, como a moralidade ou a ética, porque não pode ser reduzido a princípios ou leis racionais. Em vez disso, o sagrado é algo que deve ser vivido e experimentado para ser compreendido.

“A Ideia do Sagrado” também influenciou muitos filósofos e teólogos posteriores, incluindo Martin Heidegger, Carl Jung e Mircea Eliade. A obra continua a ser estudada e debatida na filosofia da religião até hoje e, como dito anteriormente, é considerada uma das obras mais importantes no estudo da experiência religiosa.


A sensação de numinoso é um sentimento especial, que faz as pessoas se sentirem conectadas ao Sagrado.

Conceito de numinoso

Numinoso é um sentimento que algumas pessoas têm quando experimentam algo que é muito especial e poderoso. É um sentimento que faz com que se sintam pequenos em comparação a algo muito grande e maravilhoso.

Imagine que você está em uma floresta muito grande e bonita, com árvores altas e pássaros cantando. De repente, você vê um raio cair em uma árvore próxima. Você pode sentir o poder e a energia desse raio, e isso pode fazer você se sentir pequeno e humilde diante do poder da natureza.

Essa sensação de numinoso pode acontecer em muitas situações diferentes, como quando você olha para as estrelas à noite, ou quando está na praia e vê as ondas enormes do mar. É um sentimento muito especial que faz as pessoas se sentirem conectadas ao mundo ao seu redor de uma maneira muito profunda.

Gostou deste post? Aproveite e compartilhe este material em suas redes sociais!