Com a entrada do horário de verão, que começou a valer ontem e vai até 16 de fevereiro de 2014, a Companhia Campolarguense de Energia (Cocel) espera uma redução de 3,2% no consumo de energia do município. Entre 2012 e 2013, a redução do consumo no período foi de 3,6%. A queda acontece pela possibilidade de aproveitar mais a luz natural nos dias em que o horário fica adiantado. Campo Largo é um dos poucos municípios no Paraná a contar com uma empresa própria de fornecimento de energia elétrica.
O consumo de energia é mais intenso no período entre 18 e 21 horas, chamado de horário de ponta. Como a energia elétrica não pode ser armazenada em grandes quantidades, as usinas geradoras (a maior parte hidrelétricas) precisam trabalhar com a capacidade máxima para atender o consumo, principalmente nessas três horas de pico.
Uma variação no consumo no horário de ponta colabora para evitar o desgaste do sistema elétrico, aproveitando melhor a capacidade de geração. Por isso, a economia não é o único benefício esperado pela Cocel com o horário de verão.  O deslocamento da carga do horário de ponta, não sobrecarregando e melhorando o carregamento do sistema, é o grande benefício do horário de verão, explica o gerente da Divisão Comercial da Cocel, Carlos Conrado Krzyzanovski.
Inverno — Em Campo Largo, assim como boa parte dos municípios do sul do País, o maior consumo de energia acontece no inverno. Os meses de julho e agosto apresentam o consumo mais alto do ano. O recorde de 2013 em Campo Largo aconteceu no dia 24 de julho, às 18h45 — um dia depois de ter nevado na cidade, quando o frio foi bastante intenso.