Mais do que nunca, precisamos adotar o isolamento social para evitar um aumento grande de número de casos da covid-19 em Curitiba. Então, já sabe: sair de casa só se for extremamente essencial!

E o que fazemos para se distrair? Existem opções de sites com joguinhos divertidos, séries perfeitas para quem adora maratonar, muita música inédita para ouvir e até fotos de Curitiba para matar um pouco a saudade enquanto este período não passa.

Você ainda pode alegrar um pouco a vida de um idoso, como o seu pai ou sua avó, participando de um projeto, que é totalmente virtual, para transformar uma história dele em um “conto de fadas”.

Confira nossas dicas para esta semana e sempre acesse o site para saber mais: www.curitibadegraca.com.br.


FreePik

Se não dá para largar o celular, então, aproveite para se distrair em sites divertidos 

Sites para passar o tempo

Você não tem mais nada para fazer em casa? Que tal se distrair com jogos disponíveis em sites? Nossa editora, Camile Triska, separou seis dicas – algumas atividades até ajudam a exercitar o cérebro.
Tem opção para procurar uma vaca invisível, tentar cercar um gatinho preto, brincar de desenhar com a “moça” do Google, relembrar sons antigos e joguinhos da época da infância. Você se diverte e ajuda o tempo a passar mais rápido. As dicas estão em nosso site, na categoria “Diversão Virtual” (www.curitibadegraca.com.br)


Divulgação

Projeto SOS Encantadores de Histórias busca entreter os idosos durante o isolamento social

Contos de fadas com histórias reais

A história de infância de um idoso contada de uma maneira encantada e ilustrada pela arte de uma criança. Isso é que faz o projeto SOS Encantadores de Histórias, criado pelo Instituto História Viva para ajudar a entreter os mais velhos nesta época em que não podem sair de suas casas.
Para participar, é fácil! Você deve conversar com um idoso (pode ser seu pai, sua mãe, seu avô, seu vizinho) e perguntar sobre algo de sua vida quando criança. Então, você envia esse relato pelo whatsapp (41) 98865-4218. Um voluntário do projeto irá transformar esse acontecimento em um “conto de fadas”, contar para uma criança, que fará um desenho sobre aquilo. Ao final, essa história será devolvida ao idoso com essa arte.
Você encontra mais informações na página do Facebook do SOS Encantadores de Histórias (https://www.facebook.com/pg/historiavivaouvirecontar).


Reprodução

A Origem dos Guardiões é um filme de animação para toda a família com super-heróis inusitados

Dicas de filmes e séries

Toda segunda e sexta, o jornalista Flávio Jayme traz várias dicas culturais em sua coluna Pausa Dramática lá em nosso site (www.curitibadegraca.com.br) . São filmes, séries, músicas e livros para aproveitar enquanto é necessário manter o isolamento social.

Entre as últimas sugestões dele estão a divertida série “One Day at a Time”, de uma família de imigrantes cubanos, o filme de animação infantil “A Origem dos Guardiões”, que tem super-heróis inusitados, como o coelhinho da Páscoa e o Papai Noel, shows e novas versões de músicas que estão sendo apresentadas pela ótima e divertida banda nacional Pato Fu e um livro do mestre do suspense Stephen King.


Conheça mais sobre o idioma e cultura alemã

O Goethe-Institut Curitiba está oferecendo gratuitamente diversos conteúdos on-line para aprender alemão, conhecer a cultura daquele país e outras formas de entretenimento. Entre as opções disponíveis estão a a plataforma Onleihe, uma espécie de centro cultural on-line com uma biblioteca, inclusive infantil, e uma discoteca com milhares de músicas. Somada à plataforma Onleihe, a Deutsch Für Dich conecta estudantes de alemão em todo mundo em grupos de discussão sobre dúvidas gramaticais, atividades interativas e permite ainda a troca de contatos.

São oferecidos também jogos e aplicativos gratuitos para quem deseja aprender o idioma, além do blog #DeutschlandnoFilter, publicado, atualmente, em sete idiomas, que apresenta crônicas semanais sobre variedades relacionadas à vida na Alemanha e temas contemporâneos. O Goethe-Institut criou ainda uma agenda cultural com sugestões de podcasts, de eventos transmitidos pela internet, dicas de leitura, debates sobre literatura e indicações de concertos e espetáculos teatrais no formato streaming. O site é https://www.goethe.de/de/index.html.


O cotidiano de moradores de Curitiba, antes do isolamento social, pelas lentes do fotógrafo Maringas Maciel

Curitiba na lente

Que tal apreciar a capital paranaense sob o olhar de fotógrafos da cidade? Todas as semanas, a coluna Curitiba na lente trará fotos desses profissionais, que fazem mais do que um registro, captam imagens, por vezes, imperceptíveis da Curitiba.
A primeira coluna apresenta imagens do fotógrafo Maringas Maciel, um conhecedor ímpar dessas paragens. Ela está disponível na editorias “Colunistas”, lá em nosso site (www.curitibadegraca.com.br)


Para ajudar os pequenos negócios

A Rede do Bem do Curitiba de Graça, que divulga o trabalho de micro e pequenos empreendedores, acaba de ganhar um site. Inicialmente, era uma lista dentro de nosso portal para ajudar os pequenos empresários a enfrentarem a crise da pandemia do coronavírus. Mas, com a procura e a necessidade de oferecer maior autonomia de acesso tanto para o fornecedor quanto para o possível consumidor, foi desenvolvido um site específico. Por ele, o empreendedor pode cadastrar produtos e serviços e quem deseja comprar também pode fazer busca para encontrar o que precisa. Acesse www.rededobem.curitiba.br. As empresas podem ser pequenas, mas nossa ajuda pode ser grande!