Andre_1

Fotógrafo André Donadio mostra a nudez surreal dos sonhos em exposição no Café Botanique. Abertura é neste domingo (01/10)

 

O surrealismo e o onirismo da nudez estão presentes na exposição “O Irracional, o Surreal, o Onírico, a Essência Animal”, do fotógrafo André Donadio, que abre no próximo domingo (01/10) às 16 horas no Café Botanique, como parte da Bienal de Curitiba 2017.

 

Obra_1

 

Maringaense radicado em Curitiba, André largou a advocacia em 2016 para se dedicar integralmente à arte fotográfica. Mesmo antes dessa guinada profissional, já desenvolvia projetos e ensaios fotográficos, a maioria relacionada à fotografia do cotidiano e de nus. O projeto da nudez surreal, especificamente, foi ganhando forma até se transformar no ensaio da mostra, composta por 16 obras com diferentes modelos retratadas em Curitiba e São Paulo. Nenhuma das pessoas retratadas foi contratada – todas se dispuseram a ser fotografadas nuas.

 

Foto André Donadio

Foto André Donadio

 

“Há mais de um ano desenvolvo um trabalho com o surrealismo da nudez. A exposição é parte desta jornada. Tentei reproduzir as imagens de acordo com meus sonhos. E nos meus sonhos com pessoas peladas, elas não têm rostos”, conta André.

A partir desses sonhos, surgiu a ideia de mostrar o nu em situações inusitadas, oferecendo ao espectador o exercício da inconsciência, de maneira que a sua interpretação passeie pelo mundo onírico, surreal e absurdo antes de esbarrar em conceitos cristalizados. “As máscaras de animais surgiram para compor essa sensação de estranheza, remetendo aos seres irracionais, que tendem a viver mais próximos da essência da natureza, do puro, sendo menos influenciados pela cultura suas regras e leis”, explica o fotógrafo. “Por isso fui buscar a relação animal. É uma nudez sem conceito racional.”

 

Interatividade – A exposição traz também uma proposta bastante inusitada. Haverá um espaço para que os espectadores que se propuserem a fazer parte da mostra possam ser fotografados, no mesmo estilo das demais obras expostas – nus e com máscara de animais. Os interessados devem deixar um contato e serão convocados para a data do ensaio. Não haverá custo para os participantes.

 

SERVIÇO

O Irracional, o Surreal, o Onírico, a Essência Animal

Exposição fotográfica de André Donadio

* Café Botanique – segundo andar (Rua Brigadeiro Franco, 1193 – Curitiba)

* De 01 de outubro a 26 de novembro. Domingo a quinta-feira das 10h as 23h / Sexta e sábado das 10h as 24h

* Festa de abertura no dia 01/10, domingo, a partir das 16h, com DJs convidados

* ENTRADA FRANCA

* Todas as obras expostas (42cm x 60cm, em fine art) estarão à venda por R$ 600