Valquir Aureliano

Com aval da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que liberou as missas e cultos no Paraná  mesmo na pandemia de coronavírus na últma quinta (21), a Arquidiocese de Curitiba deliberou para as paróquias decidirem se retornam ou não com as missas presenciais, desde que sigam todas as recomendações dos órgãos competentes. Com a autorização da arquidiocese, as igrejas começaram a anunciar a retomada das celebrações. O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba, por exemplo, que fica no Alto da Glória, anunciou retorno das missas presenciais nesta segunda (25), mas descartou por enquanto a realização das tradicionais novenas. No caso do santuário, que tem capacidade para 2500 pessoas, 30% de lotação corresponde a 750 fieis, mas, segundo a assessoria de imprensa, as missas terão no máximo 160 pessoas. A Igreja Batista de Curitiba também anunciou o retorno dos cultos e disponibilizou agendamento para garantir a ocupação de 30%, ou seja, 1044 pessoas em cada em culto, como alerta em comunicado no Facebook.

A volta deve ocorrer de forma gradativa e controlada no interior do templo religioso, de acordo com comunicado do Santuário do Perpétuo do Socorro. “Neste primeiro momento, somente as missas voltarão a ser presenciais. Como as novenas movimentam muita gente, achamos mais prudente continuar com a transmissão on-line nas primeiras semanas”, explica padre Celso Cruz, reitor do Santuário. Com exceção do atendimento social aos menos favorecidos, as demais atividades pastorais permanecem suspensas.

Veja as regras para realização de missas e cultos no Paraná durante a pandemia

Para o retorno, as missas no Santuário do Perpétuo do Socorro terão somente 30% da ocupação máxima da igreja, com distanciamento de 2 metros entre as pessoas, segundo informações divulgadas pelo Santuário.  Integrantes da mesma família também deverão acomodar-se obedecendo esta regra. As missas voltam a acontecer em horário normal, mas continuam a ser transmitidas pela WebTV, YouTube e Facebook. Padre Celso orienta que crianças com menos de 12 anos, idosos com mais de 60 anos, pessoas no grupo de risco ou que apresentem sintomas de gripe e resfriado devem permanecer em casa e acompanhar a programação on-line. O Santuário também disponibilizará álcool em gel para os devotos nas portas de entrada e será mais rigoroso na higienização de todo o espaço. Conforme a Lei Estadual nº 20.189, o uso de máscaras será obrigatório dentro do templo religioso.

Agendamento na Igreja Batista

A Primeira Igreja Batista de Curitiba, que fica Rua Bento Viana, 1200, no Batel, também anunciou o retorno dos cultos a partir desta semana. Para garantir a ocupação mínima de 30% da capacidade, ou seja 1044 pessoas, no templo, a igreja pede que os fiéis agende a participação AQUI.  “Preencha apenas se você tiver certeza que irá participar para não tirar o lugar de alguém que gostaria de vir”, diz o comunicado da igreja.