A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde convidam a população para a I Pré-Conferência de Saúde Indígena de Piraquara. O encontro será realizado no próximo sábado, no Aldeia Indígena Araçai, a partir das 8 horas.
Nascida a partir de um fórum de capacitação ofertado em 2018 pela 2ª Regional de Saúde do Paraná aos membros do COMUSP – Conselho Municipal de Saúde, a I Pré-Conferência de Saúde Indígena de Piraquara visa aproximar os programas de saúde já existentes aos anseios e necessidades dos povos indígenas do município.
A iniciativa é uma das sete etapas preparatórias (Pré-Conferências) regulamentadas por meio de um Decreto Municipal e do Conselho Municipal de Saúde, que tem como propósito avaliar a saúde pública municipal e construir propostas para apreciação na XIII Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no dia 13 de abril.
No caso específico da pauta indígena, os trabalhos serão coordenados pelo Dsei Indígena Litoral Sul, órgão ligado à União a quem compete mediar e tratar das questões indígenas em território paranaense, em comunhão com a Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.