Publicidade
Volta às aulas

Prefeitura de Araucária inicia cadastramento de passe livre

Atendimento só com horário agendado
Atendimento só com horário agendado (Foto: Carlos Poli/Divulgação)

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e da Superintendência do Transporte Coletivo, começou os atendimentos para a atualização e solicitação do Educard, o passe livre estudantil de Araucária. De acordo com a SMEI, pelo menos 2.300 responsáveis já fizeram o agendamento online para este atendimento. Todos os estudantes que já possuem o benefício precisam do atendimento para atualizar as informações. Os estudantes de escolas públicas de Araucária (da Educação Infantil ao Ensino Médio - incluindo EJA e Ceebja) têm direito à gratuidade no transporte coletivo (Triar).
É importante destacar que a gratuidade do passe escolar não é restrita apenas a crianças. Dentro dos beneficiados estão alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA). Aluna do CEEBJA Araucária, Patrícia Halas disse que a economia é muito boa e que o dinheiro que não foi gasto com passagens pode ser usado para dar início a algum curso.
Tatiane de Morais Kuster, mãe do estudante do Colégio Estadual Monteiro Lobato, Felipe Kuster da Silva Santos, foi uma das pessoas que estiveram no atendimento nesta quarta-feira (06) na Escola de Gestão dos Servidores Municipais de Araucária, local onde ocorre a emissão do cartão. Ela contou que, graças à gratuidade, acha muito bom não precisar se preocupar com mais essa conta no final do mês. Segundo ela, é cômodo para o filho pegar ônibus na frente de casa, que fica no Jardim Shangai, e descer em frente à escola.
Agendamento
O agendamento online para atendimento de cadastro ou recadastramento deve ser realizado via site da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br - clicar no banner sobre o Educard). O interessado deverá indicar o dia e período (manhã ou tarde) de preferência. Os atendimentos agendados estão ocorrendo na Escola de Gestão dos Servidores Municipais de Araucária (Rua Dionizio Grabowski, nº 65, Fazenda Velha - ao lado da Praça da Bíblia e do CSU). O aluno sai com o cartão de transporte na hora.
De acordo com a SMED, para o cadastro e a atualização dos dados do Educard é necessário apresentar RGs (ou certidão de nascimento) e CPFs do estudante e do responsável, além do comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) e declaração de matrícula. Essa declaração de matrícula deve ser solicitada na unidade onde o estudante está matriculado. O estudante deverá comparecer para atualizar a foto do cadastro.

DESTAQUES DOS EDITORES